A Netflix chegou no Brasil em 2011 e, mais de dez anos depois, continua sendo um sucesso entre os assinantes. Presente em quase 200 países, o canal de streaming é uma verdadeira aula de marketing.
Desde que foi criada, em 1997, a empresa deu um salto e expandiu seu negócio para mais de 200 países.
Atualmente, a Netflix tem mais assinantes do que todas as plataformas de vídeo juntas, mesmo a Amazon possuindo grande parte do território asiático, local em que a Netflix não está presente.
Mas a que se deve esse sucesso?
A resposta parece ser “pensar globalmente e agir localmente”.
Apesar de parecer um curto período, a plataforma somou sua estratégia de marketing global à visão do fundador e CEO Reed Hasting.
O empresário investiu em um produto capaz de atingir pessoas de diferentes partes do mundo e de diferentes perfis, além de países que possuem diferentes leis, culturas, políticas e tecnologias.
A Netflix ainda não está disponível na China, Crimeia, Coreia do Norte e Síria.
Mas afinal, o que faz o canal de streaming ser tão especial?
Entender as leis e cultura dos países em que está presente, muita pesquisa de mercado, inovação e investimento fazem dela a maior plataforma mundial, não por acaso. Confira!]
Respeito pelas diferenças
A globalização é o processo de aproximação entre diversas sociedades e nações, pode ser no âmbito social, econômico, cultural e político. O sucesso no mundo se deu graças ao respeito pelas diferenças socioeconômicas e socioculturais de cada país e estratégias implementadas ao longo do tempo.
Pesquisa de mercado
A Netflix agiu geograficamente, iniciando pelo Canadá, país mais próximo do Estados Unidos, com costumes semelhantes e mesmo idioma, fazendo diminuir o choque cultural que poderia acontecer caso a empresa decidisse entrar em um país asiático, por exemplo.
Além disso, a empresa realiza fortes pesquisas de mercado antes de ingressar em um novo país, é muito cuidadosa com as ofertas de conteúdo que são analisadas de região por região e se limitam às restrições regulatórias de acordo com o país.
Por exemplo: a Netflix lutou por alguns anos para conseguir se estabelecer na China, comprometendo-se diversas vezes em respeitar as leis e os regulamentos chineses, porém sem sucesso. O país prefere empresas orientais e despreza determinados conteúdos da plataforma, que ainda não é permitida na China. Para a Netflix não deixar de lucrar nesse nicho milionário, o conteúdo original é negociado para companhias de mídias locais e distribuído por elas.
Comunicação
A plataforma também é muito cuidadosa com a comunicação com o consumidor, afinal o que é interessante para uma cultura pode acabar afastando a outra. Exemplo: Xuxa apareceu em um comercial para promover a série “Stranger Things”, Inês Brasil promoveu a série “Orange Is The New Black” e teve até a música “Cilada” do grupo de pagode Molejo para promover a série “You”.
Provavelmente se esses comerciais fossem transmitidos em outros países as pessoas ficariam sem entender nada.
Inovação
É outra característica marcante da Netflix. A plataforma busca sempre entregar experiência imersiva ao seu usuário. O exemplo disso é a série Bridgerton, em que o usuário pode interagir com cenas do filme em diversos momentos.
Isso exige investimento constante em avanços tecnológicos para aumentar a segurança e engajar ainda mais os usuários.
A última notícia do streaming é o serviço de jogos por assinatura que inicialmente foi testado em países como Polônia, Itália e Espanha: a Netflix Games em breve estará disponível em todo o mundo.
Dom da comunicação
O profissional de marketing, assim como a Netflix, deve ter o dom da comunicação, saber debater com as mais diferentes nações de forma única e exclusiva, respeitar culturas, tradições e costumes, deve pensar globalmente e agir localmente de modo que consiga atingir o benefício mútuo entre os países envolvidos em cada negociação. Deve manter-se atualizado e inovando nas áreas de sua atuação com o objetivo de conquistar os envolvidos em cada operação. E, por fim, deve saber enfrentar as barreiras legais, tecnológicas, sociais e políticas sempre com aceitação e gentileza.
Linha do Tempo da Netflix:
- 1997 – Nasce a Netflix na Califórnia como um sistema de vendas por correspondências. Era possível encomendar filmes e games via internet e um motoboy entregava e buscava na sua casa. O pagamento era feito por título locado.
- 1998 – Amazon tenta comprar a Netflix e a empresa recusa. Atualmente a Amazon é a grande concorrente da Netflix com o Amazon Prime Video.
- 1999 – É implementada uma taxa fixa para o consumidor assistir quantos filmes desejar.
- 2000 – Netflix propõe ser comprada pela Blockbuster por US$ 50 milhões e Blockbuster recusa. Blockbuster vem a falir logo em seguida.
- 2003 – 1 milhão de assinantes americanos.
- 2007 – 1 bilhão de DVDs alugados.
- 2010 – Estreia internacional no 1º país: Canadá.
- 2011 – Se separa dos DVDs e foca apenas no streaming online.
- 05/09/2011 – Entra no Brasil.
A Netflix oferece serviço de transmissão em mais de 190 países. A biblioteca de séries e filmes varia de acordo com o país e muda de tempos em tempos.
Países onde se produzem mais sucessos da Netflix
- Estados Unidos da América
- Coreia do Sul
- Colômbia
- Espanha
- Reino Unido
- França
- Alemanha
- India
- Japão
- Canadá