No espaço, estarão à venda objetos de mais de 40 comunidades de diferentes regiões do País, feitos à mão e produzidos com técnicas como trançados, rendas, tecelagem, bordados e cerâmica, entre outras. Além das peças tradicionais, a loja vai expor criações exclusivas de designers do Coletivo Artesol co-criadas em parceria com artesãos do interior do País.
“A primeira temporada da Artiz no Iguatemi em 2016 foi um sucesso e isso só nos mostra o grande potencial econômico do artesanato brasileiro. Essa iniciativa promove um diálogo entre tradição e inovação, valorizando as raízes históricas dos brasileiros, dando visibilidade ao trabalho desses inúmeros artesãos, aproximando-os dos consumidores e do comércio varejista”, afirma Sonia Quintella de Carvalho, presidente da ArteSol.
Entre os autores que assinam as peças do Coletivo Artesol estão Flávia Aranha, Manuela Rodrigues, Mari Dabbur, Mayumi Ito, Marina Dias, Camila Pinheiro, Helena Emediato, Aline Victor, Maria Fernanda Paes, Camila Cutolo, Bruna Ptko e Luly Vianna. No ano passado, alguns deles viajaram para uma experiência imersiva junto a povoados que preservam técnicas seculares de artesanato para trocar saberes e criar suas coleções. A renda gerada na loja será revertida para os projetos da ArteSol.