O Campeonato Mundial de 2020 de ciclismo de estrada teve a sede anunciada no dia 2 de setembro.
A UCI (União Ciclista Internacional) definiu Ímola como o local para a realização do evento que, neste ano, só terá atletas da elite. As disputas começam no dia 24 de setembro e vão até 27 do mesmo mês.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
A cidade italiana substituirá Aigle-Martigny, na Suíça, que deixou a organização da competição porque as autoridades locais proibiram eventos até 30 de setembro.
Por causa da pandemia de Coronavírus, a programação do Mundial de Ciclismo de Estrada passou por adaptações.
De acordo com a UCI, a justificativa para realização apenas das provas da categoria de elite é porque a maioria dos atletas, tanto do feminino quanto do masculino, já está na Europa.
A exclusão das categorias Júnior e Sub-23 foi decidida para não privar alguns jovens de participarem do evento por dificuldades de se locomoverem até a Itália.
Presidente da UCI parabeniza Ímola
“Parabenizo o Comitê Organizador de Ímola pela excelente qualidade de seu material de licitação, que foi produzido em um curto espaço de tempo. Gostaria também de agradecer aos outros três candidatos Peccioli, Alba Adriatica e Haute-Saône que também enviaram documentos sólidos à UCI”, disse David Lappartient.
“Não foi uma escolha fácil, mas mostra que, mesmo neste período difícil que vivemos, o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada ainda é muito atrativo para as cidades e suas regiões. Estou ansioso para assistir a essas corridas que prometem ser magníficas.”, acrescentou o presidente da UCI.
Programação
O Mundial de Ciclismo de Estrada de 2020 começa no dia 24 de setembro, em uma quinta-feira. Nesta data inicial será disputada a prova de contrarrelógio individual da elite feminina.
Na sexta-feira (25) será a vez dos homens pedalarem no mesmo modelo de disputa das mulheres no dia anterior. No fim de semana acontecerão os eventos de fundo, com a participação das ciclistas no sábado e dos ciclistas no domingo.
“Estou convicto que o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada 2020, em Ímola, permitirá a todos nós, apesar da difícil situação atual, testemunhar um grande festival esportivo. Convido vocês a acompanharem este evento na Itália, verdadeiro território do ciclismo, em um dos circuitos mais desafiadores da história da competição.”, disse o mandatário da UCI.
O novo percurso prevê largada e chegada no circuito de Ímola, um dos mais representativos da história da Fórmula 1, e um trajeto irregular na região de Emilia-Romagna.
A pista de 28,8 quilômetros será a mesma tanto para os homens quanto para as mulheres, sendo que eles darão nove voltas e elas cinco, um total de 144 quilômetros.
Já no contrarrelógio, o percurso também será igual para homens e mulheres, em um total de 32 quilômetros, sendo o trajeto praticamente plano.
A mudança da data, que antes iniciaria no dia 20 de setembro, na Suíça, permitirá que os ciclistas que participam da Volta a França consigam competir também no Mundial de Ciclismo de Estrada.