O Facebook surpreende e inaugura esta semana a Pop-Up stores em lojas da Macy’s em Nova York; Pittsburgh; Atlanta; Fort Lauderdale, Flórida; Santo António; Las Vegas, Los Angeles, São Francisco e Seattle – como parte da loja de departamentos The Market @ Macy’s.
Que o mundo está mudando rapidamente e a concorrência para atrair mais clientes e se reinventar a cada dia está mais forte do que nunca, nós já sabíamos, mas a entrada do Facebook no mundo físico do varejo nos indica, no mínimo, que a tradicional loja de departamentos apreendeu o valor da experiência para suas lojas, assim como a importância de ver refletido o perfil e a experiência de compra on- line na experiência da loja física, o que reforça na prática o apontado nas pesquisas, que os consumidores da geração Z não pensam no mundo como este binário on-line-offline.
A Macy’s não está sozinha em convidar marcas emergentes – muitas vezes on-line – para expandir e diferenciar seu mix de produtos. As desenvolvedoras de shoppings GGP no Water Tower Place de Chicago e o Simon Property Group shopping Roosevelt Field em Long Island, também buscam promover descobertas.
A parceria com o Facebook é um ponto de partida para o novo Market @ Macy’s, porque o site de mídia social está presente para as marcas mais do que para os clientes.
Outra tendência que não pode faltar no varejo é o wellness, como estilo de vida, tornando imperativo um atendimento com respeito e cortesia. Observamos que os varejistas estão ampliando suas linhas de produtos orgânicos e veganos, enquanto se concentram cada vez mais em rótulos mais limpos e compreensíveis para atender às demandas de transparência aos clientes.
A Macy´s também não fica de fora, com a Goodfull, que eu particularmente estou conhecendo e gostando.
E voltando aqui para São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de novembro acontece o Brasil Eco Fashion, na Unibes Cultural, evento criado para fomentar a moda sustentável nacional, gerar negócios, inspirar e apontar alternativas em prol da moda consciente. Os desfiles acontecem no período da tarde, e se informem a respeito da programação completa no site evento, para participarem deste grande fórum de discussão e reflexão.
Finalizo aqui, deixando para nossa inspiração e motivação o exemplo de Bill Gates, que mais uma vez, nos surpreendeuÂncora, subindo ao palco em Pequim, segurando um pote com fezes humanas. Mas tal apresentação escatológica tem um motivo nobre: o bilionário cofundador da Microsoft quer revolucionar os sanitários com novas tecnologias de saneamento.
A ideia de Gates é revolucionar a tecnologia de saneamento, separando resíduos líquidos e sólidos fora da rede de esgoto e removendo subprodutos prejudiciais à saúde e ao meio-ambiente ali mesmo. O bilionário descreveu as invenções apresentadas como sendo “os avanços mais significativos em saneamento em quase duzentos anos”.
Alguém aí duvida?