O Grupo Boticário, como parte de sua jornada contínua pela promoção da diversidade e inclusão, anuncia a distribuição gratuita de acessórios de beleza inclusivos. Desenvolvidos em colaboração com a Mercur, esses acessórios foram criados especialmente para indivíduos com limitações de movimento nos membros superiores, como deficiência física ou fraqueza muscular.
Essa ação não apenas marca um avanço inédito no setor de beleza, mas também reitera o compromisso do Grupo Boticário em causar um impacto positivo, envolvendo todo o seu ecossistema nessa jornada.
O projeto do Grupo Boticário, que começou cerca de dois anos atrás, oferece aos consumidores dois tipos de acessórios: uma Base Aderente e um Engrossador Multiuso. Esses acessórios facilitam a abertura, manuseio e aplicação de uma variedade de produtos.
O Engrossador Multiuso permite uma melhor utilização de itens como batons, máscaras de cílios e pincéis, enquanto a Base Aderente proporciona mais aderência para abrir embalagens de perfumes, cremes corporais e outros produtos.
Para garantir a eficácia e a usabilidade desses itens, membros da Comunidade Beleza Livre, a primeira comunidade de cocriação de produtos composta exclusivamente por representantes de grupos minoritários do Grupo Boticário, realizaram testes em cada um deles. Os testes foram conduzidos por membros da comunidade com limitações nos membros superiores, com o intuito de avaliar a facilidade de uso e manuseio, fornecendo insights para garantir que os produtos fossem verdadeiramente ergonômicos e acessíveis.
“Sabemos que diversidade, e inclusão é uma jornada com muitos desafios. Por isso, temos uma atuação plural e ampla nesse tema, com iniciativas em diferentes frentes. Há cerca de dois anos nos debruçamos neste projeto, que representa uma oportunidade de proporcionar soluções de equidade ao mercado da beleza. Trabalhamos de dentro para fora com levantamentos e contato contínuos com nossos colaboradores e desenvolvedores, o que nos possibilita uma melhor compreensão de nossos consumidores diversos em escala cada vez mais ampla e mais profunda, respondendo com agilidade aos seus desejos e necessidades.”, detalha Rony Santos, Gerente Sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
O projeto foi concebido pela equipe interna de Design do Grupo Boticário, em colaboração com a Mercur, uma empresa especializada na fabricação de produtos inclusivos para saúde e educação.
Os times de Pesquisa e Desenvolvimento e Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, unidos à Mercur, trabalharam juntos na criação dos acessórios, com base nas necessidades identificadas durante sessões de cocriação que contaram com a participação de fisioterapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora.
“No Grupo Boticário apoiamos, valorizamos e respeitamos as diferenças, e acreditamos que tais elementos são as maiores alavancas do crescimento e da inovação. Por isso, esse projeto piloto destaca o papel crucial que a indústria da beleza desempenha na promoção da diversidade e na criação de produtos acessíveis aos consumidores, que ocupam posição decisória central em nosso modelo de negócio. Nosso time se dedicou neste projeto, trabalhando de forma atenta e cuidadosa para a criação dos acessórios, de modo a garantir maior praticidade para nossos consumidores que tenham limitação nos membros superiores”, complementou Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Boticário.
“A Mercur tornou-se parceira do Grupo Boticário neste projeto piloto por focar a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Ficamos muito felizes com a parceria. A Mercur, há mais de 10 anos, trabalha com produtos voltados para pessoas com deficiência. Nossa forma de desenvolver produtos é a cocriação com pessoas que precisam dos nossos produtos, entendendo melhor suas reais necessidades. No processo com o Grupo Boticário, trabalhamos com oficinas híbridas, simultâneas, nas duas empresas. Os resultados são produtos inovadores que possibilitarão maior autonomia para o cuidado pessoal e que tornará o dia a dia mais funcional para as pessoas com deficiência”, concluiu Dayani Rodrigues Rabuske, Especialista em Projetos na Mercur.
Os interessados podem retirar os acessórios gratuitamente em lojas selecionadas, acessando o site do Grupo Boticário e realizando um cadastro, além de escolher a data, loja e horário desejados.
Terapeutas ocupacionais estão disponíveis para fornecer orientações de uso. Os acessórios também serão distribuídos gratuitamente para os colaboradores com limitações nos membros superiores do Grupo Boticário e de empresas parceiras, como a Mercur e Antilhas, responsável pelo serviço logístico de entrega dos acessórios.
Foto: Divulgação