A Natura, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento dos pequenos produtores na Amazônia e o fortalecimento das atividades regionais, estabeleceu uma parceria com a comunidade de Campo Limpo, situada em Santo Antônio do Tauá, no Pará.
No começo de fevereiro, foi inaugurada uma agroindústria de óleo essencial na região, resultado da colaboração entre a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (APROCAMP) e a multinacional brasileira de cosméticos. A criação da agroindústria foi viabilizada por investimentos conjuntos da Natura e da comunidade, com a empresa fornecendo principalmente recursos para aquisição de equipamentos necessários para extração e processamento dos óleos.
Desde 2003, a APROCAMP tem sido fornecedora de matéria-prima vegetal para a Natura, incluindo plantas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu, representando aproximadamente 70% da matéria-prima de perfumaria proveniente da Amazônia utilizada pela marca. No entanto, a extração dos óleos essenciais, que é a etapa de maior valor agregado, era realizada por terceiros até então.
Com a inauguração da agroindústria em Santo Antônio do Tauá, a comunidade assume essa fase crucial da produção, ganhando maior autonomia e aumentando significativamente o valor agregado do produto final, o que deve resultar em um aumento de aproximadamente 60% na renda bruta obtida pela comunidade com a venda dos óleos. A expectativa é processar cerca de 150 toneladas de matéria-prima vegetal das diferentes plantas já cultivadas pela associação.
“A implementação de agroindústrias é uma estratégia para agregar mais valor e qualidade aos produtos fornecidos pelas comunidades e assim, como consequência, gerar mais renda a cada uma das famílias, impulsionando a produção local e fortalecendo as relações de parceria”, destaca Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística de Natura &Co América Latina.
“A inauguração desta agroindústria representa não apenas um avanço na nossa cadeia produtiva, mas também um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades fornecedoras. A parceria de 21 anos com a APROCAMP é um exemplo de como a marca busca fortalecer as relações, promovendo a verticalização da produção e contribuindo para a sustentabilidade da Amazônia“, acrescentou ela.
Além de aumentar a capacidade produtiva da comunidade, a agroindústria também contribui para a criação de empregos. Com a inauguração, o número de trabalhadores da APROCAMP envolvidos no fornecimento à Natura aumenta de 75 para 100 pessoas, incluindo jovens capacitados para operar os equipamentos utilizados, como destiladores e caldeiras.
Além disso, a produção de óleos essenciais abre oportunidades para o desenvolvimento de outros produtos pela comunidade, como velas e essências aromáticas. Esse movimento é importante em um contexto em que o êxodo rural de jovens se torna cada vez mais comum, e a profissionalização é fundamental para garantir a continuidade da agricultura familiar.
A empresa incentiva não apenas a extração de óleos essenciais, mas também a produção de mercadorias com maior valor agregado, como óleos fixos, velas aromáticas e outros itens, buscando diversificar as fontes de renda das comunidades.