Eu não sei vocês, mas a sensação que eu tenho ultimamente é que a vida está mais pesada. São tantas preocupações, notícias e informações sobre tanta coisa que nos deixa em estado de alerta e alarmados só de ler ou ouvir. Além dos afazeres do nosso cotidiano que nos sobrecarregam e nos causam tensões e stress.
Toda essa tensão nos faz buscar conteúdos positivos para que possamos nos inspirar, relaxar e até nos mantermos otimistas frente a tantos acontecimentos. Não só conteúdos, como experiências. E é aí que entram as oportunidades de marca.
Falando especificamente de Brand Experience, nosso protagonista de hoje é: Experiência Positiva.
Experiência positiva não no sentido de bem executada afim de atingir objetivos macros, e sim no sentido de causar sensações boas (positivas) e ficar na memoria das pessoas.
A experiência positiva sempre foi uma forma eficaz de conectar marcas e consumidores ou melhor, marcas e o seu público, pois não podemos esquecer que no Live Marketing muitas vezes o público-alvo são colaboradores internos de uma empresa, porém, hoje em dia tem se mostrado quase que uma necessidade primordial para excelentes resultados.
Mas como tornar uma experiência positiva eficaz?
O primeiro fator a ser considerado é o ambiente em que a experiência é feita e em qual contexto.
Algumas perguntas devem ser respondidas na intenção de conduzir nossos insights para o planejamento.
- Essa experiência será física (presencial) ou experiência digital?
- Meu público estará em um momento de lazer ou em um ambiente de trabalho?
- Acontecerá de forma coletiva ou individual?
Nosso segundo ponto a considerar é: O quanto de atenção/ engajamento eu consigo ter do meu público no momento da ação?
O terceiro ponto é: Qual a sensação que eu quero causar neste público? E aqui as respostas podem ser variadas: alegria, bem-estar, relaxamento, empatia, acolhimento, entre outras sensações positivas que podem fazer parte do seu objetivo.
O quarto ponto é o quão memorável e/ou compartilhável essa ação será para o meu público?
O quinto, e não menos importante ponto é: Quão autêntica é esta ação? Neste ponto faço um adendo bem relevante: Autenticidade está diretamente ligada a valores e propósitos das marcas, algo que o público está bastante atento hoje em dia.
Os desafios de um planejamento de experiência, vão além da conversão, dos objetivos táticos ou apenas do conhecimento. É auxiliar e trabalhar com as emoções do seu público.
Gerar uma memória positiva muitas vezes está longe de narrativas complexas. Pode ser solucionada com coisas simples e emocionantes. A premissa é: se eu tenho uma experiência positiva com uma marca, fatalmente estou mais engajada em consumi-la ou reverbar esta experiência com outros.
Experiência é sobre conexão, sobretudo, a conexão positiva.