O Spotify anunciou, em 26 de março, as marcas que se destacaram em 2023 na plataforma, por suas campanhas repletas de criatividade, estratégia e eficiência, durante a segunda edição do Spotify Advertising Hits.
Essa iniciativa destaca a relevância de narrativas envolventes e da inovação na maneira como as marcas conquistam os milhões de usuários do Spotify, ao mesmo tempo em que oferece insights e inspiração a partir de campanhas bem-sucedidas.
“Anunciantes, agências e criadores aproveitam o conteúdo digital para criar experiências que vão além da tela. Spotify é uma plataforma para a criatividade na qual as marcas podem alcançar públicos profundamente engajados de maneiras novas e emocionantes, cercadas por criadores de músicas e podcasts que definem a cultura. O poder do áudio não tem fronteiras e é o melhor caminho para a inovação criativa; é exatamente o que fizeram as marcas reconhecidas“, disse Vicente Carrari, Diretor de Vendas no Spotify no Brasil.
“A iniciativa demonstra como nossa plataforma abriga criatividade e a melhor publicidade digital da categoria seja para aumentar o awareness, alcançar novos clientes ou gerar mais vendas. Oferecemos diversas experiências de anúncio on e off plataforma para as marcas aproveitarem o poder do áudio ao máximo”, acrescentou Priscilla Barsotti, Diretora de Vendas no Spotify no Brasil.
Campanhas de destaque na 2ª edição do Spotify Advertising Hits
Categoria: TOP HIT – Campanha
Campanha: OMO Vibes (Unilever/OMO)
A estratégia da campanha OMO Vibes foi unir a nova linha de sabão líquido, inspirada em gêneros musicais brasileiros populares, à experiência do usuário no Spotify.
Esses gêneros foram especialmente criados para a campanha. Aproveitando-se do fato de que ouvir música é uma atividade cotidiana, incluindo o momento de lavar roupa, a Unilever desenvolveu uma campanha inovadora que capturou a atenção dos usuários da plataforma e impulsionou várias métricas positivas para a marca OMO no Spotify.
Categoria: FEAT – Campanha com utilização de música
Campanha: Blackinho Poderoso (Johnson’s)
No lançamento da linha Kenvue, da Johnson’s, destinada a crianças com cabelos crespos, a marca optou por uma abordagem inovadora, ao escolher uma canção para ser cantada em família, como uma maneira eficaz e divertida de comunicar a mensagem do produto.
A música “Blackinho Poderoso” não só destaca o propósito do produto, mas também transmite uma mensagem de empoderamento e diversão para as crianças.
Categoria: POD FALAR – Campanha com utilização de podcast
Campanha: Samsung Galaxy S23 (Samsung)
Para promover o lançamento do Galaxy S23, a Samsung aproveitou a época dos festivais de música no Brasil para engajar sua audiência no Spotify.
A marca lançou uma campanha de áudio e vídeo que envolveu a utilização de podcasts para transmitir spots personalizados e leituras feitas pelos próprios apresentadores, inserindo o lançamento dentro do contexto principal de cada programa planejado. Isso destacou a versatilidade dos podcasts como ferramenta de marketing para as marcas.
Categoria: AO VIVO – Ativação ao vivo
Campanha: Creme é Salon Line! (Salon Line)
A Salon Line marcou presença na Experiência Creme, realizada pelo Spotify no ano passado.
A participação no evento, combinada com uma estratégia de divulgação abrangente com vários formatos e conteúdos pós-evento, resultou no reconhecimento da marca na categoria AO VIVO.
A Salon Line não apenas se beneficiou do fato de que o nome do evento – e da playlist que o inspirou – é o mesmo que seu principal produto, mas também da forte afinidade que os gêneros musicais celebrados no evento (trap e funk) têm com seu público-alvo.
Categoria: WIN-FLUENCER – Campanha com creators
Campanha: Brahma feat. Sertanejo (Brahma) e Bora render Ipimax (Ipiranga,)
A Brahma desenvolveu uma experiência personalizada e exclusiva para destacar que todos têm um toque de sertanejo em suas histórias e playlists.
A marca utilizou spots gravados por artistas nacionais de diversos gêneros para transmitir essa mensagem. Enquanto isso, a Ipiranga trouxe uma experiência musical para o Spotify para promover o conceito Bora Render do combustível Ipimax. A marca lançou uma nova versão de um dos grandes sucessos do sertanejo do ano anterior.
Categoria: PULSO – Campanha relacionada a momento cultural
Campanha: Attenzione Pickpocket ( Nubank)
Atenta ao fenômeno do “attenzione pickpocket” que viralizou no ano passado, a Nubank viu a chance perfeita para conscientizar seus clientes sobre possíveis golpes em suas contas, da mesma forma que o meme mostrava indivíduos sendo alertados sobre ladrões que roubavam seus pertences nas ruas de Veneza. A campanha em áudio foi produzida em apenas 48 horas, aproveitando o imediatismo oferecido pelo formato para impactar a geração Z.
Categoria: NA GRADE – Estratégia de audiência
Campanha: Big Mac. Pra todo mundo. (McDonald’s)
A campanha do McDonald’s tinha o objetivo de aumentar o awareness entre a geração Z para o Big Mac com o lançamento de duas novas versões do produto.
Como parte de uma campanha abrangente, foram desenvolvidos spots com diferentes interpretações do clássico jingle do produto em diversos gêneros musicais, como funk, pop, trap e sertanejo, sendo veiculados para suas audiências correspondentes no Spotify.
Categoria: NOVO BEAT – Estratégia de marca mais inovadora
Campanha: OMO Vibes (Unilever – OMO,)
A Unilever explorou a variedade de formatos disponíveis no Spotify, utilizando peças publicitárias segmentadas para diferentes momentos, com o objetivo de envolver os consumidores e incentivá-los a experimentar algo novo: cinco versões de OMO, cada uma ligada a um estilo musical diferente. As peças da campanha, relacionadas às diversas versões, eram visualmente atrativas e vibrantes, assim como as embalagens do produto, aproximando OMO de uma audiência jovem.
Categoria: SHUFFLE – Campanha multi formato
Campanha: Vou de Volks – The Town (Volkswagen)
Para celebrar a estreia do festival The Town, a Volkswagen, que era patrocinadora do evento, tomou conta do Spotify com uma campanha que reconhece a marca que mais bem utilizou os diversos formatos oferecidos pela plataforma.
A estratégia abrangeu uma variedade de elementos, como experiências digitais, áudios, displays, vídeos, patrocínio de playlists e podcasts, contribuindo para promover o conceito criativo “Vou de Volks” e alcançar resultados significativos para a marca.
Categoria: AULAS – Uso de formato em uma campanha
Campanha: Juntos Jontex (Jontex, por BETC Havas / Agência 947)
Aproveitando os 30 minutos de música sem interrupções oferecidos pela Sessão Patrocinada no Spotify, a Jontex encontrou uma oportunidade ideal para comunicar de forma criativa como seu produto principal permite que casais desfrutem de momentos íntimos de prazer sem interrupções.
Fotos: Depositphotos (capa) e Divulgação