The Tortured Poets Department

Lançamento de novo álbum da Taylor Swift tem mensagem secreta em São Paulo e instalação do Spotify

A loja Eric Discos, em Pinheiros, foi escolhida para o pôster oficial de lançamento, que foi espalhado por cinco cidades no mundo com mensagens secretas

Nesta sexta-feira (19) foi lançado o The Tortured Poets Department, o 11º álbum de estúdio da Taylor Swift. O álbum foi anunciado em fevereiro, na premiação do Grammy Awards, na qual a cantora americana levou a estatueta de Álbum do Ano, maior prêmio da noite. Desde então, uma série de estratégias de divulgação entraram em cena — as playlists exclusivas na Apple Music, por exemplo.

Uma ação que ganhou destaque foram os pôsteres oficiais que “apareceram” em vários lugares do mundo ao longo dessa semana. O Brasil, que recebeu shows da Taylor Swift no ano passado, não ficou de fora. A pequena loja Eric Discos, no bairro Pinheiros, em São Paulo, recebeu o pôster na calçada, que conta com um QR Code. Ao abrir, aparece a letra “H”.

Poster do novo álbum da Taylor Swift, The Tortured Poets Department
Fachada da Eric Discos, em Pinheiros. Foto: Reprodução/ X

Da mesma forma, os posters das outras cidades revelam letras — Sidney (T), Chicago (R), Melbourne (F), Londres (O) e Nashville (O). De acordo com os fãs, a mensagem subliminar está atrelada à música Fortnight, a primeira do álbum, que conta com a colaboração de Post Malone, que também esteve no Brasil no ano passado como headliner do The Town. Além disso, acreditam que a artista escolheu a loja independente em São Paulo por causa da fachada, que traz uma bandeira da Inglaterra, país citado várias vezes ao longo do disco.

Todavia, as surpresas não param por aí. O álbum, cujas faixas já haviam sido anunciadas, foi lançado com 15 faixas extras, totalizando 31 músicas.

Instalação do Spotify 

O Spotify surpreendeu os fãs ao anunciar uma instalação temática do The Tortured Poets Department apenas um dia antes das portas se abrirem. Disponível de 16 a 18 de abril, a biblioteca pop-up no shopping The Grove, em Los Angeles, funcionou como uma contagem regressiva para o lançamento. A parceria, em si, é inusitada. Afinal, a cantora pop tem longa relação com a Apple Music e se pronunciou várias vezes sobre a má remuneração dos artistas no Spotify.

A ativação contou com excertos de poesia selecionados, livros e surpresas visuais — cada um representando uma era da Taylor Swift —, proporcionando uma imersão no conceito do álbum. A pop-up era diferente cada vez que as portas se abriam. Além disso, a plataforma de streaming atualizou a página do álbum na plataforma de streaming constantemente com as surpresas que os swifties descobriram no local.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.