Nesta sexta-feira (19) foi lançado o The Tortured Poets Department, o 11º álbum de estúdio da Taylor Swift. O álbum foi anunciado em fevereiro, na premiação do Grammy Awards, na qual a cantora americana levou a estatueta de Álbum do Ano, maior prêmio da noite. Desde então, uma série de estratégias de divulgação entraram em cena — as playlists exclusivas na Apple Music, por exemplo.
Uma ação que ganhou destaque foram os pôsteres oficiais que “apareceram” em vários lugares do mundo ao longo dessa semana. O Brasil, que recebeu shows da Taylor Swift no ano passado, não ficou de fora. A pequena loja Eric Discos, no bairro Pinheiros, em São Paulo, recebeu o pôster na calçada, que conta com um QR Code. Ao abrir, aparece a letra “H”.
Da mesma forma, os posters das outras cidades revelam letras — Sidney (T), Chicago (R), Melbourne (F), Londres (O) e Nashville (O). De acordo com os fãs, a mensagem subliminar está atrelada à música Fortnight, a primeira do álbum, que conta com a colaboração de Post Malone, que também esteve no Brasil no ano passado como headliner do The Town. Além disso, acreditam que a artista escolheu a loja independente em São Paulo por causa da fachada, que traz uma bandeira da Inglaterra, país citado várias vezes ao longo do disco.
Todavia, as surpresas não param por aí. O álbum, cujas faixas já haviam sido anunciadas, foi lançado com 15 faixas extras, totalizando 31 músicas.
Instalação do Spotify
O Spotify surpreendeu os fãs ao anunciar uma instalação temática do The Tortured Poets Department apenas um dia antes das portas se abrirem. Disponível de 16 a 18 de abril, a biblioteca pop-up no shopping The Grove, em Los Angeles, funcionou como uma contagem regressiva para o lançamento. A parceria, em si, é inusitada. Afinal, a cantora pop tem longa relação com a Apple Music e se pronunciou várias vezes sobre a má remuneração dos artistas no Spotify.
A ativação contou com excertos de poesia selecionados, livros e surpresas visuais — cada um representando uma era da Taylor Swift —, proporcionando uma imersão no conceito do álbum. A pop-up era diferente cada vez que as portas se abriam. Além disso, a plataforma de streaming atualizou a página do álbum na plataforma de streaming constantemente com as surpresas que os swifties descobriram no local.