O Juntos Contra o Mosquito, programa de impacto social da marca de inseticidas e repelentes SBP que atua no combate a doenças transmitidas por mosquitos, impactou cerca de 100 mil pessoas em cinco meses de visitas porta a porta nas comunidades.
A informação é da CUFA, que atuou como parceira da marca para levar atividades itinerantes de conscientização e prevenção à dengue nas favelas de Heliópolis, Paraisópolis e Parque Santo Antônio, em São Paulo, e da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Na ação porta a porta, 10 promotores de saúde e um supervisor realizaram visitas aos moradores das quatro favelas e mutirões de limpeza durante 4 finais de semana, somando 16 ações no total, checando possíveis focos de água parada, conscientizando sobre formas de prevenir o mosquito da dengue e distribuindo kits com um repelente corporal, um repelente líquido elétrico e um inseticida aerossol. Só dentro das casas, cerca de 36 mil pessoas foram impactadas. A multiplicação da ação e das informações dentro das favelas foi significativa, atingindo uma média de mais de 100 mil pessoas.
Meios de comunicação locais também foram usados para levar informação sobre prevenção. O “Juntos Contra o Mosquito” contou com 90 outdoors divididos entre as quatro favelas com mensagens de conscientização contra a dengue, que impactaram cerca de 608 mil pessoas.
Essas mensagens também foram transmitidas com 1.214 inserções em rádios locais das comunidades, gerando 4,5 milhões de impactos em 30 dias e atingindo 20% da população total, e carros de som que circularam durante uma hora por dia durante 15 dias, somando mais 2,2 milhões de impactos. Também foram distribuídos 23,6 mil produtos ao longo dos cinco meses de ação, sendo 7,8 mil repelentes.
As crianças não ficaram de fora da conscientização contra a dengue. O projeto levou a Expedição Planeta para as escolas das comunidades, levando informação de forma lúdica para os pequenos. A iniciativa incluiu um filme educativo e atividades interativas, como jogos, para enfatizar a importância da prevenção. O programa esteve presente em dez escolas, atingindo 4.620 crianças, além de 126 professores.
“Nossa intenção era desenvolver um plano de comunicação e de ações que atingissem o máximo de pessoas possível dentro de um contexto em que a prevenção contra doenças transmitidas por mosquitos se fez ainda mais necessária, com surtos de dengue em todo o país ao longo do verão. Os números nos mostram que estamos no caminho certo, engajando crianças e adultos nessa luta que só é efetiva quando é feita de forma coletiva”, declara Fernando Guillemin Contreras, Gerente Sênior de Marketing para Categoria de Pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP.