A 38ª edição da APAS SHOW, realizada de 13 a 16 de maio de 2024, terminou com números notáveis, consolidando sua posição como a maior feira de supermercados do mundo e o principal evento de alimentos e bebidas das Américas. O evento contou com um público de mais de 140 mil visitantes e mais de 850 expositores espalhados por seis pavilhões. A feira movimentou um recorde histórico de R$ 15,3 bilhões em negócios, destacando um crescimento significativo em comparação aos R$ 14 bilhões registrados em 2023.
Vale lembrar que, além da cobertura individual de algumas marcas e estandes, o Promoview também fez o tradicional Quem é Quem, com as agências e fornecedores de algumas das principais empresas que participaram do evento.
“Estamos muito orgulhosos de anunciar que a APAS SHOW 2024 não apenas atingiu, mas superou todas as nossas expectativas. Este ano, tivemos um aumento significativo no volume de negócios e no aumento do público o que reflete a importância crescente do setor supermercadista para a economia brasileira e global”, celebrou Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS.
“Conseguimos superar nossas metas porque só trabalhamos com protagonistas, não com coadjuvantes”, acrescentou Corrêa.
Crescimento e Expansão Global
A APAS SHOW 2024 firmou-se como um evento de destaque mundial, atraindo participantes de diversos setores e cadeias produtivas. Ocupando um espaço superior a 80 mil m², a feira reuniu mais de 200 expositores internacionais provenientes de 22 países, evidenciando a diversidade e a inovação do setor.
“Os números apresentados nesse ano, as novidades, inovações e diferentes abordagens que fizeram dessa feira um sucesso, mostram que o conceito de releitura da marca APAS SHOW, criado antes do evento, é totalmente pertinente e reflete a realidade do que vivemos: ‘A APAS SHOW é o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios’”, destaca Corrêa.
O executivo também acrescenta que a estratégia de releitura reafirmou a importância da feira como um evento essencial para o setor, não apenas durante os quatro dias de sua realização, mas também para a consolidação de negócios e projetos de inovação que se desenvolverão ao longo do ano, graças ao conhecimento e ao networking promovidos no evento.
Além do impressionante volume de negócios, a feira registrou um aumento significativo no número de visitantes, com 141.428 participantes, um crescimento de quase 3% em relação ao ano anterior. Esse aumento evidencia a atração e a relevância da APAS SHOW como um ponto de encontro fundamental para empresários, investidores e profissionais do setor.
Congresso de Gestão
O Congresso de Gestão Internacional, realizado simultaneamente à feira, foi um enorme sucesso entre o público. Com o tema “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”, o congresso contou com a presença de mais de 118 palestrantes que trouxeram ao público insights valiosos sobre as transformações no setor de varejo.
Entre os palestrantes estavam João Branco, consultor sênior na V4 Company e ex-Chief Marketing Officer (CMO) do McDonald’s Arcos Dourados; a norte-americana Andrea Bell, especialista em análise de tendências de consumo e estratégias de marca; o britânico David Roth, líder da WPP BAV e especialista em branding e mudanças no comportamento do consumidor na China; e a atriz Giovanna Antonelli, todos reconhecidos como autoridades em suas áreas.
Além de apresentações inspiradoras, o público teve a oportunidade de participar de workshops interativos, painéis de discussão e diversas atividades conduzidas por palestrantes renomados no mercado.
Tanto a feira quanto o Congresso de Gestão Internacional trouxeram muita inovação para o setor. Uma das novidades de 2024 na feira foi o pavilhão azul B, onde se concentraram startups de inovação e tecnologia voltadas para o aprimoramento do setor de alimentos e bebidas. Este espaço apresentou soluções em Inteligência Artificial, gestão de dados, eficiência operacional, sustentabilidade, entre outras.
Na experiência digital proporcionada pela APAS SHOW 2024, um novo aplicativo interativo destacou-se ao conectar expositores, visitantes, congressistas e palestrantes, oferecendo uma experiência mais humanizada e interativa. A novidade foi tão bem recebida que o aplicativo ficou entre os top 10 downloads na categoria de eventos e redes sociais na Apple Store e Google Store.
Responsabilidade Social e Ambiental
A APAS SHOW 2024 também se destacou pelo seu compromisso com a responsabilidade social. A feira superou novamente seus recordes de arrecadação de alimentos, recolhendo 240 toneladas, que serão distribuídas à população do Rio Grande do Sul, afetada pelas fortes chuvas, bem como a comunidades em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Associação Prato Cheio, Amigos do Bem, SESC – Mesa Brasil e Instituto Center Norte.
“Sobre a questão do meio ambiente, podemos destacar que neutralizamos no evento mais de 200 toneladas de emissões de carbono em parceria com diferentes instituições sociais”, ressalta o executivo da APAS.
Conclusão e Expectativas Futuras
Ao concluir a APAS SHOW 2024, Carlos Corrêa destacou a importância do evento para o setor supermercadista e para a economia nacional.
“Os números de visitas e o volume de negócios demonstram a importância da feira para um setor que continua em plena expansão no país. Em 2025, temos a missão de fazer um evento ainda mais grandioso, que atenda às expectativas do mercado e continue a impulsionar o crescimento do setor. A APAS SHOW 2024 foi mais do que uma feira – foi um marco de inovação, negócios e desenvolvimento para o setor supermercadista, estabelecendo novos padrões e elevando a barra para os próximos anos”, finaliza.
Fotos: Divulgação