O Cannes Lions International Festival of Creativity, uma das principais premiações de criatividade do mundo, divulgou a shortlist de 2024. Nos dias 17 a 21 de junho, a cidade de Cannes, na França, será o ponto de encontro para profissionais da indústria criativa global. Entre os finalistas anunciados para as categorias Titanium, Innovation e Glass, estão três agências brasileiras.
Muitas shortlists são reveladas apenas nos dias de evento, como a Brand Experience & Activation que será divulgada no dia 17 de junho. Ademais, todos os shortlists, incluindo Titanium, Innovation e Glass, serão apresentados de forma presencial para o júri durante o Cannes Lions. O júri deste ano terá o número recorde de 36 participantes brasileiros, representando agências e empresas do país. O público em geral também terá a oportunidade de assistir a essas apresentações.
Finalistas brasileiros do Cannes Lions
A agência AlmapBBDO concorre nas categorias Titanium, Innovation e Glass com o case “Abrigo Amigo” entregue à Eletromídia. No ano passado, a agência conquistou Ouro em Media e Bronze em Brand Experience & Activation com esse mesmo case, que agora concorre em outras categorias.
Além disso, a AlmapBBDO concorre com outro projeto na categoria “Glass: The Lion for Change”, a campanha de Dia dos Pais de O Boticário. O case “Instinto Paterno” mostra os primeiros seis dias da criança na vida do pai, com o fim de problematizar o tempo da licença paternidade do Brasil.
Todavia, a AlmapBBDO não é a única agência brasileira concorrendo a mais de uma categoria. A agência Soko concorre a duas categorias do Cannes Lions — Titanium e Glass — com o case global “The Dove Code”. Nesta campanha, a Dove “reprograma” a inteligência artificial para gerar imagens de mulheres reais, e, dessa forma, combater estereótipos. Além disso, a Soho concorre a categoria Glass com o case “StartHer”, entregue à Stella Artois.
Por fim, a VML é finalista do Cannes Lions na categoria Titanium, com o projeto “Thanks for Coke-Creating” da Coca-Cola. Este case é uma co-criação dos escritórios da agência de Nova York, Kansas, São Paulo, Cidade do México e Joanesburgo. Com o fim de valorizar os “fãs” da marca, o filme mostra artes urbanas de todo o mundo que representam a Coca-Cola, e brinca com o emblemático logotipo.
Case Study / Thanks for Coke-Creating from Guto Monteiro on Vimeo.
Ficha técnica dos cases
Titanium Lions:
- THE DOVE CODE – DOVE – DOVE – SOKO, São Paulo – BRAZIL – BIG SYNC MUSIC London / ESTUDIO DIPROD São Paulo / HEFTY São Paulo / SAIGON São Paulo / THE MILL New York – EDELMAN London / EDELMAN New York – MEDIA.MONKS San Francisco / OGILVY London / UNILEVER London
- THANKS FOR COKE-CREATING COCA-COLA COCA-COLA – VML, New York / VML, Kansas City / VML, Sao Paulo / VML COMMERCE, Mexico City / VML, Johannesburg – UNITED STATES / BRAZIL / MEXICO / SOUTH AFRICA – BALIPROD Bali / GLITCH PRODUCTIONS Mumbai / MANGO FILMS Guadalajara / NETO+SHOOKAN PRODUCTIONS Johannesburg / SUGARCANE FILMES São Paulo – RAW AUDIO São Paulo / SUGARCANE FILMES São Paulo / VML São Paulo – ESSENCEMEDIACOM Mexico City – OGILVY London – OPEN X New York / VML Sydney
- GUARDED BUS STOP – ELETROMIDIA – GUARDED BUS STOP – ALMAPBBDO, Sao Paulo – BRAZIL – ANTFOOD São Paulo / CINE São Paulo / ELETROMIDIA São Paulo – ELETROMIDIA São Paulo
Innovation Lions:
- GUARDED BUS STOP – ELETROMIDIA – GUARDED BUS STOP – ALMAPBBDO, Sao Paulo – BRAZIL – ANTFOOD São Paulo / CINE São Paulo / ELETROMIDIA São Paulo – ELETROMIDIA São Paulo
Glass:
- The Lion for Change – STARTHER – STELLA ARTOIS – STELLA ARTOIS – SOKO, São Paulo – BRAZIL – FISH PRODUTORA São Paulo – INPRESS PORTER NOVELLI São Paulo – AMBEV São Paulo
- THE DOVE CODE – DOVE – DOVE – SOKO, São Paulo – BRAZIL – BIG SYNC MUSIC London / ESTUDIO DIPROD Sao Paulo / HEFTY Sao Paulo / SAIGON Sao Paulo / THE MILL New York – EDELMAN London / EDELMAN New York – MEDIAMONKS San Francisco / OGILVY London / UNILEVER London
- GUARDED BUS STOP – ELETROMIDIA – GUARDED BUS STOP – ALMAPBBDO, Sao Paulo – BRAZIL – ANTFOOD São Paulo / CINE São Paulo / ELETROMIDIA São Paulo – ELETROMIDIA São Paulo
- 5 DAYS? GIVE ME A BREAK – O BOTICÁRIO – FATHER’S DAY – ALMAPBBDO, Sao Paulo – BRAZIL – RAW AUDIO São Paulo / SWEET FILMS São Paulo