Faltam 100 dias

Rock in Rio 40 anos: o que já sabemos sobre as experiências de marca

Espaço inédito do Global Village, parceria e patrocínio da Natura, ativação da Olla e espaço do Bobs já foram anunciados

Faltam 100 dias para o Rock in Rio 40 anos, a edição que promete ser a maior do festival até então. Entre as marcas que vão fazer parte desta festa estão Heineken, Ipiranga, Doritos, Prudential, Tim, C&A, Volkswagen, Coca-Cola, Natura, Seara e KitKat. O Itaú é o patrocinador master da edição e já oferece vantagens para os clientes adquirirem ingressos.

À medida em que setembro se aproxima, as marcas começam a revelar o que planejam para o público da Cidade do Rock este ano. Natura, por exemplo, volta com os mochilões de glitter e protetor solar em ação itinerante que foi um sucesso em 2022. Além disso, é co-patrocinadora do Palco Sunset do Rock in Rio 2024, voltado a artistas nacionais.

A marca de preservativos Olla, que ativou no Lollapalooza 2024, estará também no Rock in Rio. Embora ainda sem muitos detalhes, a Agência 947, responsável pelo projeto, adianta que a ativação na Cidade do Rock está “em outro nível”. Da mesma forma, Bob’s deve levar a maior operação da história da rede ao festival. Afinal, ao longo dos 40 anos de história do Rock in Rio, o Bob’s esteve presente em todas as edições, com espaços de alimentação e experiências. A expectativa da empresa de fast food é que mais de 700 mil pessoas passem por dia no espaço.

Em maio, a Rock World divulgou detalhes sobre o Global Village, espaço inédito de 7.500m2, que traz cenografias, atrações e culinária de várias regiões do mundo. Surpreendentemente, a marca anunciou, junto à contagem regressiva de 100 dias para o festival, que em breve trará detalhes sobre uma nova atração. O novo espaço ainda não revelado da Cidade do Rock terá “experiências imersivas que vão levar os fãs para o futuro, onde a música, o entretenimento e a tecnologia se encontram”.

Ademais, o Rock in Rio 2024 terá cinco brinquedos gigantes: Roda Gigante, Mega Download, Discovery, Tirolesa e Montanha Russa.

Experiência Rock in History com TIM

Antes mesmo do início do festival, a Rock World, em parceria com a TIM, Eletromidia e Context, já está promovendo experiências por todo o Rio de Janeiro. Após o sucesso das primeiras seis ativações do Rock in History em locais icônicos como Lagoa Rodrigo de Freitas e Copacabana, a segunda onda do projeto traz 17 novos pontos. No marco de 100 dias para o Rock in Rio 40 anos, oito foram desbloqueados esta semana.

As experiências recém-lançadas incluem o projeto Amazônia Live na Lapa, uma contagem regressiva inédita em Ipanema, e várias outras histórias emocionantes. Ao todo, o projeto, que é o primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, irá somar 40 experiências. São conteúdos imersivos como objetos 3D gigantes, portais virtuais, filtros encantadores, áudios exclusivos e cenários virtuais para fotos.

Global Village

O Global Village oferecerá uma experiência cultural rica, a fim de destacar tradições de vários países em uma área de 7.500 m² na Cidade do Rock. Com cenografia inspirada em ícones arquitetônicos globais, o espaço permite aos visitantes passear por lojas e experimentar a gastronomia de diversos países. Um destaque é o espaço dedicado ao Brasil, onde os visitantes podem desfrutar de uma autêntica experiência de boteco, com uma roda de samba composta por mulheres.

Outro espaço recria a atmosfera vibrante dos bares ingleses em um pub acolhedor, com mesas e bancos de madeira rústica e uma decoração que mistura elementos tradicionais com toques modernos. A área terá apresentações diárias de um trio de jazz. Durante o dia, as ruas do Global Village ganham vida com apresentações de bailarinos, pernaltas, um músico com acordeom francês e um mímico, representando danças e tradições. Além disso, terá um grande elefante cenográfico e seis percussionistas com instrumentos globais, trazendo a savana africana para o festival.

O palco do espaço, por fim, contará com apresentações de artistas diversos, incluindo Karan Aujla, Hermeto Pascoal, Anees, Noa Kirel e Angélique Kidjo, entre outros. Assim, essas performances musicais complementam a atmosfera intercultural.

Parceria com o setor de turismo

Para quem mora em outros estados, o Rock in Rio oferece oportunidade de “turistar” pela Cidade Maravilhosa, com o fim de estimular o turismo. Assim, em parceria com o projeto “Vem pro Rio”, o festival oferece descontos e benefícios em várias atrações turísticas durante setembro.

Entre as atrações participantes estão Blue Note, C2Rio, Campo Olímpico de Golfe, Carnaval Experience, Museu do Amanhã, Museu do Flamengo, Tour Maracanã, Cristo Redentor com Paineiras Corcovado, AquaRio, BioParque do Rio, Trem do Corcovado, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Yup Star. Visitantes que apresentarem ingressos do Rock in Rio nesses locais poderão aproveitar descontos de 10% a 50%.

Rock in Rio 2024: quatro dias já estão esgotados

Conforme o esperado, quatro dias do Rock in Rio 40 anos se esgotaram rapidamente assim que iniciou a venda geral de ingressos. São os dias 13, 14, 20 e 22 de setembro, que tem como headliners Travis Scott, Imagine Dragons, Katy Perry e Shawn Mendes, respectivamente. A venda equivale a 11 estádios do Maracanã lotados. Outras três datas seguem à venda pelo site do Ticketmaster: 15, com Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 com Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groove; e dia 21 de setembro, o “Dia Brasil”.

Duas das datas que ainda possuem ingressos geraram polêmicas. O “Dia do Rock” (15 de setembro) não agradou os fãs do estilo musical que possuem uma longa história com o Rock in Rio 2024. Nas redes sociais, o público pedia por maior participação do rock no line-up deste ano que é, majoritariamente, pop.

Por outro lado, o “Dia Brasil” foi ainda mais polêmico. Dedicado exclusivamente a artistas nacionais, muitas pessoas reclamaram que o line-up não condiz com o valor do ingresso. A inclusão de artistas da música sertaneja no festival dividiu opiniões entre os fãs estilo e quem considera que não combina com o DNA do Rock in Rio.