A Amazon Web Services (AWS), parceira do título FORMULA 1 AWS GRAND PRIX DU CANADA 2024 deste fim de semana, lançará o primeiro troféu de F1 inspirado em inteligência artificial generativa.
Após explorar uma série de designs de troféus tradicionais e aplicar a tecnologia, a AWS criou um troféu inspirado na pesquisa de desenvolvimento do carro de F1 de 2022, no qual a sua tecnologia de nuvem foi usada para ajudar a formular o design.
Ele representa a esteira aerodinâmica de um carro de F1 com detalhes que celebram o país de origem da corrida, incluindo uma folha de bordo e o rio Saint Lawrence, em Montreal. O troféu foi criado por um ourives do Reino Unido, mesclando novas tecnologias com as ricas e elegantes tradições da F1.
Desde 2018, a Fórmula 1® mantém uma colaboração com a AWS para aproveitar o poder de seus dados dentro e fora da pista, tendo desenvolvido o carro de F1 de última geração, lançado em 2022. Há ainda o F1 Insights, que oferece uma experiência de visualização aprimorada para os fãs, orientada por dados, que se tornou um aspecto fundamental da transmissão das corridas.
A parceria com a AWS continua a se expandir e a Fórmula 1 está pronta para introduzir a IA generativa a fim de impulsionar a criatividade e novas soluções no esporte, além de aumentar a eficiência operacional.
Entre os próximos passos está o desenvolvimento do Statbot, que utilizará o poder da IA generativa para analisar sem esforço os dados históricos dos arquivos da F1 para fornecer à equipe de produção de transmissão os principais fatos e estatísticas mais rápido do que nunca. Ele alimentará a equipe com respostas a perguntas específicas, que podem incluir:
“Quando foi a última vez que um piloto venceu seu primeiro Grande Prêmio de F1 como estreante?”, para a qual o Statbot dará a resposta: “Lewis Hamilton em 2007 no Grande Prêmio do Canadá”. Atualmente, a equipe faz a pesquisa manualmente na preparação e durante os finais de semana de corrida, mas com o Statbot poderá obter as respostas com muito mais rapidez durante a transmissão.
A F1 também está trabalhando com a AWS para aplicar a IA generativa ao processo de análise de causa raiz (RCA) para identificar e abordar com mais eficiência a causa subjacente dos problemas tecnológicos que ocorrem fora da pista durante as corridas.
Essa ferramenta permitirá que a F1 investigue erros do sistema fazendo perguntas aos dados registrados usando linguagem natural, melhorando assim a capacidade da F1 de manter o desempenho operacional máximo durante as corridas, minimizar o tempo de inatividade e garantir uma corrida perfeita para equipes, pilotos e espectadores.