O Google, por meio do YouTube Ads Marketing e coincidindo com o Cannes Lions 2024, usou o modelo mais avançado do Gemini, sua inteligência artificial, para analisar mais de 8 mil anúncios veiculados no Youtube nos últimos seis meses, e determinar o que fez alguns se sobressaírem – melhor narrativa, autenticidade, entre outros, além de selecionar anúncios brasileiros entre os destaques.
Para a seleção, o Gemini processou sentimentos, temas e elementos visuais de empresas de todo o mundo, e gerou insights sobre as campanhas.
A IA usou essas características para selecionar anúncios brasileiros com dois entre os mais bem cotados que se destacam por apostar na diversidade e inclusão. “Mais uma Canetada”, da Maybelline, anuncia a cantora Ludmilla como embaixadora global da marca de maquiagens.
O vídeo é um exemplo de como o YouTube também joga luz em vozes que nem sempre vimos no spotlight. A campanha com a primeira afro-latina a se apresentar no palco principal do Coachella deste ano é uma declaração de como desafiar os padrões de beleza. Em apenas quatro semanas, o anúncio já conta mais de 10 milhões de views.
Já o Mundo Nu, um mundo de N possibilidades #NuAcessível, do Nubank, inova por trazer uma intérprete de linguagem de sinais durante toda a produção, que comemora os dez anos do banco e como ele transformou a vida dos clientes da fintech.
“Um dos maiores benefícios da análise de vastos dados com IA generativa é permitir que exploremos áreas de melhoria para diversidade e inclusão em anúncios. O Gemini identificou padrões de tokenismo, ou esforços superficiais de representação e elenco que não representavam a diversidade da população em geral”, declara Anne Marie Nelson-Bogle, vice-presidente do YouTube Ads Marketing.
As informações completas sobre a seleção feita pelo YouTube Ads Marketing estão disponíveis aqui.
Foto: Divulgação/Google Gemini