No arraiá

Roda Gigante do Rock in Rio é atração do São João de Caruaru, em Pernambuco

Famoso equipamento foi instalado próximo à estátua de Luiz Gonzaga, que dá nome ao maior espaço da festa

O São João de Caruaru é um dos maiores do Brasil e carrega o título de maior e melhor do mundo. Este ano, a festa que começou em meados do mês de abril, irá fechar com 72 dias de festa, primeiro iniciando na área rural, e culminando na cidade, no Pátio de Evento Luiz Lua Gonzaga, que fica no centro do município de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Assim, este espaço, onde acontecem os principais shows, atrai multidões para conferir apresentações de artistas nacionais e internacionais. No local, que acomoda a gigantesca estrutura de palco em LED, fica também o Museu do Barro, a antiga fábrica Caruá e a icônica estátua de Luiz Gonzaga, rei do baião.

Reverenciando a estátua, foi montada ao lado, a segunda maior roda gigante volante da América Latina, a mesma usada no Rock in Rio. O equipamento tem 36 metros de altura e capacidade para 140 pessoas que são distribuídas em 24 cabines. Em cada uma delas podem ficar seis pessoas. Assim, essa é uma das principais atrações e novidades da festa.

A Roda Gigante ficará disponível para o público das 19h às 22h. Para participar da brincadeira, é preciso fazer um agendamento através do site www.saojoaoapostaganha.com. Basta se cadastrar no site e seguir as instruções. Menores de idade só poderão entrar com a participação de um adulto responsável.

Grande estreia

Esta é a primeira vez que a Roda Gigante está presente em um evento no Nordeste. Ela é uma das atrações da Aposta Ganha, uma das patrocinadoras do São João de Caruaru 2024.

A festa é considerada a maior e mais tradicional do estado, só no ano passado, de acordo com dados da prefeitura do município, foi movimentado mais de 620 milhões de reais, com a rede hoteleira com 99% de ocupação e gerando mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.

As festas juninas, tão populares no nordeste, ocorrem durante todo o mês de junho e em algumas cidades, como Caruaru, podem começar antes do mês de junho. A popularidade da festa é tão grande que em alguns lugares é comum queimar fogueiras nos dias “santos”, como por exemplo a de Santo Antônio, dia 13 de junho, dia de São João, 24 de junho, e São Pedro, dia 29 de junho.