O Grupo HEINEKEN anuncia a criação de Spin, ecossistema de negócios de impacto que inicia sua operação com a parceria de empresas referências em suas áreas de atuação e reconhecidas por suas boas práticas socioambientais, como Ambipar, Better Drinks, Central Única das Favelas (CUFA), Raízen, Rizoma e Ultragaz.
Com investimento inicial de mais de R$ 150 milhões, Spin representa o maior salto da cervejaria na sua jornada ESG desde que chegou ao Brasil, em 2010, e tem como missão extrapolar a produção de cerveja para contribuir com a transformação e descarbonização da sua cadeia de valor.
O que é Spin?
A Spin possui quatro pilares de atuação definidos a partir da relevância de cada um na emergência climática que enfrentamos: agricultura regenerativa, circularidade do vidro, transição energética e marcas de impacto.
Com modelos de negócio distintos, porém alinhados ao mesmo compromisso de gerar valor compartilhado, o ecossistema tem como princípio a colaboração para desenvolver soluções em que todos ganham, a cervejaria, as empresas parceiras e a sociedade.
Para o CEO do Grupo HEINEKEN, Mauricio Giamellaro, é mais que urgente a necessidade de repensar modelos de crescimento a qualquer custo. “Diante de tantos eventos extremos, acreditamos que a colaboração é o melhor caminho para a transformação que precisa acontecer no mundo dos negócios. Nosso movimento mais ambicioso começa agora com Spin, que vai na contramão de modelos tradicionais de verticalização da cadeia”, afirma Giamellaro.
Os negócios de Spin, ecossistema do Grupo HEINEKEN
Agricultura regenerativa: em parceria com a Rizoma, a primeira fase desse modelo de negócio será em uma área de mais de 800 hectares na cidade de Itu, interior de São Paulo, onde as empresas produzirão limão orgânico por meio da tecnologia oferecida pela própria natureza em sistema agroflorestal produtivo e de regeneração. Com essa solução, é possível sequestrar o carbono do ambiente, reforçar a resiliência hídrica da região e gerar pelo menos 100 novas posições de trabalho.
Circularidade do vidro: por meio de um novo sistema de circularidade desenvolvido com a Ambipar, a cervejaria pretende reciclar mais garrafas de vidro do que coloca no mercado atualmente. O ponto de partida do negócio é cobrir áreas onde o volume de embalagens é alto, mas a coleta de vidro quase inexistente devido ao alto custo de logística reversa desse material.
Por isso, serão construídos centros de recebimento, triagem e beneficiamento do vidro para que, ao final do processo, o resíduo seja reincorporado na cadeia vidreira, aumentando o percentual de conteúdo reciclado nas garrafas do grupo. Trata-se de um sistema fechado que garante a logística reversa e uma melhor remuneração para todos os elos dessa cadeia, incluindo os catadores de recicláveis, atores essenciais nesse processo.
Marcas de impacto: esse pilar reflete a ambição de aproximar e materializar a agenda socioambiental para os consumidores. Junto com a Better Drinks e a Escola de Negócios das Favelas da CUFA, Spin propõe um modelo inédito de sociedade com pequenos e médios empreendedores em que o aporte financeiro tradicional é substituído pelo compartilhamento do que cada empresa tem de melhor.
Do lado da cervejaria, por exemplo, estão o acesso à matéria-prima, à linha de produção e a um eficiente sistema de distribuição. Do lado dos parceiros, o desenvolvimento de marcas que carregam propósito e inovação na essência.
Transição energética: além de produzir cerveja com energia de fontes renováveis, o Grupo HEINEKEN já possui uma das maiores plataformas de energia renovável do país, a Heineken® Energia Verde, resultado da parceria com as distribuidoras Raízen e Ultragaz que, a partir de agora, também se integram à Spin.
“Foram anos de estudos e conversas para chegarmos ao ecossistema Spin, que hoje traduz nosso desejo de garantir que crescimento e impacto positivo caminhem juntos. Com os primeiros aprendizados e resultados desse ecossistema, esperamos que novas empresas, ligadas direta ou indiretamente ao setor, possam se juntar a nós para inspirar soluções que sejam boas para os negócios e, principalmente, melhores para o mundo”, completa Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.