As marcas mais recomendadas tendem a ter uma vantagem significativa, pois são frequentemente associadas a maior confiança e satisfação. A opinião de pessoas próximas pode ser fator decisivo no momento em que o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço.
Segundo recente estudo global da McKinsey, avaliações online influenciam entre 20% a 50% de todas as decisões de compra. Já, se a sugestão vier de uma pessoa conhecida, a probabilidade de compra aumenta em 50 vezes, evidenciando a importância do “boca a boca”.
Diante desse cenário, o GDM, plataforma de avaliação de produtos, perguntou a brasileiros de diferentes regiões do país quais marcas, em 11 categorias de produtos dos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, eles mais recomendariam a amigos ou colegas. Entre os destaques, Samsung, JBL e Brastemp mostraram-se amplamente reconhecidas pelos consumidores entrevistados.
“O consumidor é bombardeado com informações, o que pode deixá-lo confuso ou até desconfiado no momento de escolher uma marca, portanto, as recomendações de pessoas próximas podem ter um peso significativo nesse processo. O “boca a boca” sempre terá sua relevância”, diz Eduardo Scherer, fundador do GDM.
Confira o resultado da pesquisa:
Samsung lidera em quase todas as categorias
A Samsung conquistou o primeiro lugar em três segmentos de eletrônicos, além de figurar as primeiras posições em sete categorias de eletrodomésticos. A empresa detém mais da metade das indicações de compra para Smart TVs, com 53,5%, superando a LG.
Além disso, a Samsung, com seus modelos Galaxy, conquistou 47% das recomendações dentro da categoria de smartphones. Sua principal concorrente, a Apple, posiciona-se em segundo lugar com a linha iPhone, atingindo 29% das recomendações dos entrevistados.
No segmento de notebooks, a marca sul-coreana quase divide o pódio com a estadunidense Dell, mas lidera com 31,5% das indicações de compra, superando sua concorrente por uma margem de 0,75%.
Mondial se consagra como a “Airfryer brasileira”
No mercado de eletrodomésticos as recomendações se diversificam, apontando para uma preferência entre gigantes nacionais. Quando o assunto é Airfryer, a empresa baiana Mondial lidera a lista, com 33% da preferência. Em seguida, fechando o TOP 3, aparecem as marcas Britânia (14%) e Philips (12,5%).
Sem dúvida, Brastemp
Em relação à categoria de máquinas de lavar, a marca brasileira é a preferida do mercado: com 32% das respostas, a Brastemp conquistou o primeiro lugar. Além disso, a marca foi a mais recomendada no segmento de fogões, contabilizando 24% das menções e deixando a Electrolux na vice-liderança, com 23,5% dos votos.
A competição entre a Brastemp e a Electrolux continua, mas a segunda se destaca nas recomendações para micro-ondas (26,5%) e aspiradores de pó (25,5%), relegando a Brastemp ao segundo e nono lugar, respectivamente.
JBL reina entre as caixas de som
Quando o assunto é caixa de som, 56% dos entrevistados consideram a JBL a melhor opção em termos de qualidade sonora, e a marca lidera com mais da metade das recomendações entre os brasileiros. Em seguida, a Sony e a Samsung conquistam a prata e o bronze, com 8% e 7% das recomendações, respectivamente.
Metodologia da pesquisa
Público: Foram entrevistados 400 brasileiros conectados à internet, representando todos os estados do país. O público incluía mulheres e homens com idade a partir dos 16 anos, abrangendo diversas classes sociais.
Coleta: A pesquisa foi feita por meio de aplicação de questionário estruturado em formato online.
Data do estudo: Entre os dias 02 e 03 de Maio.