Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram ao fim, mas o marketing esportivo acontece durante todo o ano. Internacionalmente, o basquete, beisebol, futebol, fórmula 1, e futebol americano são os esportes mais populares em campanhas. Enquanto no Brasil, o futebol é uma das plataformas que mais atraem criatividade e experiência nas associações com marcas.
Pensando nisso, o Promoview reuniu uma lista com cinco campanhas esportivas icônicas para te inspirar. Confira:
Sinais
Em clima de festa e esperança, a Vivo lançou uma campanha durante a Copa do Mundo que “previa” o hexa do Brasil. O vídeo, protagonizado por Vini Jr. e com trilha sonora da música “Anunciação” de Alceu Valença, fazia referência ao número seis.
Ao longo da campanha, pessoas no cotidiano percebiam o número seis em várias situações, sugerindo que aquele seria o ano da vitória. Infelizmente, o título não veio, mas a torcida continuou.
Nikeland
Em 2021, dentro do espaço 3D imersivo da Roblox nasceu o Nikeland, o espaço virtual da Nike que veio com o objetivo de transformar o esporte e a diversão em um estilo de vida.
Com áreas inspiradas na sede real da Nike, os edifícios e campos da Nikeland abrigam arenas para a comunidade do Roblox testarem suas habilidades em vários minijogos, como pega-pega e queimada. Além de também terem a oportunidade de criarem seus próprios minijogos a partir de materiais esportivos interativos.
Clear no Paulistão
Durante o intervalo do jogo entre Corinthians e São Paulo, no dia 30 de janeiro deste ano, a Clear promoveu uma ação na Neo Química Arena com seu “squad” para remover 1.500 pontos brancos espalhados pelo gramado, simbolizando a caspa.
Os pontos foram completamente eliminados pelo esquadrão Clear, logo após um grande tapete com a mensagem da marca: “A regra é Clear: zero caspa” ser estendido no círculo central do campo.
Patrocínio limpo
Vencedora de um Leão de Ouro no Cannes Lions, a campanha anuncia a Consul como patrocinadora oficial do Juventus, tradicional clube de futebol da Mooca, na zona leste de São Paulo. No entanto, a marca decidiu não exibir seu logo no uniforme do time, que celebra 100 anos em 2024.
Quebrando a tradição de estampar marcas de patrocinadores nas camisas de futebol, a Consul lançou um manto completamente “limpo”, sem logomarca de nenhum patrocinador. Na partida pelo Campeonato Paulista, o time estreou com a nova camisa, que continha apenas o emblema do Juventus.
RedBull Stratos
Dez anos após o paraquedista austríaco Felix Baumgartner se tornar o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som em queda livre, feito esse que contribuiu significativamente para projetos aeroespaciais e o avanço de tecnologias de transmissão via streaming, a RedBull TV lançou o filme “Space Jump”.
O documentário de 48 minutos detalha a missão RedBull Stratos, explorando a experiência de Felix ao saltar de uma altitude de 39 mil metros a bordo de um balão estratosférico.
Com o fim das Olímpiadas, as marcas possuem novas oportunidades de investir em esportes e atletas que não são lembrados normalmente. O judô, por exemplo, que garantiu duas medalhas ao país nas Olimpíadas. Ou, ainda, a Ginástica Artística brasileira, que emocionou não só o país, como o mundo inteiro.