Entrevista

"O propósito da Heineken ao se aliar a grandes eventos como o Rock in Rio é promover a sustentabilidade", diz Eduardo Picarelli

Diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil conta como as estratégias da marca no festival estão alinhadas à plataforma Green Your City

Com o tempo seco e queimadas por todo o país, muito se falou nas redes sociais sobre o “apocalipse” e a urgência da crise climática. Concomitantemente, teve início o Rock in Rio 40 anos, um evento de grande porte que, por consequência, tem um grande impacto ambiental. Assim como o próprio festival demonstra preocupações com sustentabilidade, a partir do lema “por um mundo melhor”, várias marcas parceiras estão propondo discussões sobre essa pauta. Entre elas, a Heineken se destaca.

Eduardo releva as estratégias de sustentabilidade da heineken
Foto: Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil

A mensagem da marca “curtir como se houvesse amanhã”, levada a edição de 40 anos do festival, caiu como uma luva. A sólida plataforma ESG de Heineken, Green Your City, tem por fim gerar a reflexão do papel das pessoas nas cidades em que elas vivem.

“O propósito da Heineken ao se aliar a grandes eventos como o Rock in Rio é promover cada vez mais festivais com uma abordagem de sustentabilidade e redução de impactos. Neste ano trazemos a campanha ‘A puro malte produzida com energia verde. Curtir como se houvesse amanhã’, acendendo holofotes para nossos compromissos com sustentabilidade. O objetivo é destacar a importância da conscientização com iniciativas sustentáveis e redução de impactos com a mensagem, trazendo reflexão no território de música”

Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.

Além disso, o grupo leva, de forma inédita, uma cerveja sem álcool para a Cidade do Rock, a Heineken 0.0, com mensagens sobre estilo de vida ativo e saudável.

Green Your City… of Rock

A plataforma Green Your City possui metas definidas para 2030, com os pilares de Energia Verde, circularidade, plantações de microflorestas urbanas e consumo responsável. Essa agenda se reflete nas iniciativas de Heineken no Rock in Rio.

  • Energia Verde é um dos pilares centrais da estratégia da marca no festival. Todas as ativações da Heineken serão abastecidas por energia renovável, certificada por meio de IRECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável). Esse compromisso com a energia verde está diretamente conectado à meta de que, até 2030, 50% dos pontos de venda da Heineken em 19 capitais do Brasil utilizem energia renovável;
  • Outra ação relevante é a circularidade. A Heineken traz para o Rock in Rio a utilização de copos reutilizáveis em colaboração com a Meu Copo Eco, integrando uma das maiores operações globais de copos sustentáveis no setor de eventos. Em parceria com grandes marcas como Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, essa ação visa reduzir a geração de resíduos em mais de 14 toneladas ao longo dos sete dias de festival. A meta de circularidade da Heineken, de tornar 80% de suas embalagens de vidro retornáveis até 2030, encontra aqui um paralelo prático;
  • Outro destaque é a Solar Station, um caminhão elétrico abastecido por energia solar, uma iniciativa inédita no Rock in Rio. Desenvolvida em parceria com a MOE (My Own Energy). A usina itinerante representa o avanço da Heineken na busca por soluções inovadoras em energia sustentável;
  • Por fim, a compensação de carbono será realizada através de programas de reflorestamento e a gestão eficiente de resíduos, tanto dentro quanto fora do evento. Dessa forma, a iniciativa faz um paralelo com a meta da marca de implantar florestas urbanas em 19 capitais.

Heineken 0.0 aposta em brand experience

A Heineken 0.0 tem chamado atenção com sua ativação no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com foco em esporte. A entrada da marca no território da música, com Rock in Rio, abre um leque de possibilidades para ativações e experiências voltadas ao produto zero álcool. “Sempre mapeamos as melhores oportunidades de conexão com o público e seguir acrescentando por meio de vivências e promovendo o entretenimento”, diz Eduardo Picarelli.

Com o produto zero álcool, o grupo busca ampliar as ocasiões de consumo da cerveja e atingir outros públicos, associados a um lifestyle mais consciente e saudável.

Heineken 0.0 Station, que aconteceu no Villa-Lobos, e a Game Arena, nossa ativação no Rock in Rio Brasil 2024, nos auxiliam na nossa missão de comunicar que a cerveja sem álcool vai muito além das ocasiões de consumo mais funcionais. Os espaços chancelam isso quando trazemos a expectativa de desmistificar que cultura e socialização só estão presentes em ambientes com álcool.

Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.

Além das duas versões da cerveja holandesa, o grupo está presente no Rock in Rio com a cerveja IPA californiana Lagunitas.

Legado de Heineken no Rock in Rio

Cerveja oficial do Rock in Rio pelo sexto ano, a Heineken está cada vez mais atrelada ao festival. A tirolesa da marca, por exemplo, já é uma das atrações “carimbadas” da Cidade do Rock.

“O Rock in Rio é o maior festival de música e entretenimento do mundo. Para a Heineken, é um privilégio estar ao lado desse evento lendário, sempre buscando surpreender nosso público com novas perspectivas.. Esperamos impactar positivamente as pessoas presentes na Cidade do Rock. Estamos empenhados em oferecer as melhores experiências para as pessoas que estarão na Cidade do Rock durante o festival”

Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.

Brand Experience é parte central da estratégia da Heineken, que enxerga o festival como uma oportunidade única para promover um legado de responsabilidade social e ambiental. De acordo com Eduardo Picarelli, a expectativa é que as ativações da marca e o foco em sustentabilidade gerem um impacto positivo e duradouro.