No mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência (Setembro Verde), a Unilever em parceria com a Alia Inclui, startup pioneira na promoção de acessibilidade a produtos para pessoas com deficiência visual e dificuldade de leitura, a companhia passa a disponibilizar seu portfólio de Cuidados Com a Casa no aplicativo da parceira, com o objetivo de tornar a experiência de compra mais acessível e inclusiva para a população que enfrenta diferentes tipos de dificuldade visual.
As marcas OMO, Comfort, Fofo, CIF e VIM lideram essa iniciativa, com seus produtos já disponíveis com a tecnologia acessível nas prateleiras dos supermercados.
Para ter acesso aos dados dos produtos, a ferramenta possibilita de maneira simples e intuitiva que os usuários façam o escaneamento do código de barras dos itens que procuram em tempo real, com aviso sonoro para melhor posicionamento da embalagem e leitura por meio de audiodescrição.
Atualmente, o aplicativo Alia Inclui também conta com recursos de inteligência artificial para trazer informações de produtos, porém, isso pode se tornar um fator limitante na experiência do usuário tendo em vista que produtos de empresas não aliadas trazem apenas informações básicas e não qualificadas.
Além disso, oferece uma experiência de compra mais inclusiva e completa, disponibilizando detalhadamente os dados dos rótulos. Isso possibilita a identificação da gramatura, variante e composição do produto, instruções de uso, precauções de uso, entre outras informações no momento em que o consumidor está na gôndola e deseja encontrar o produto certo que necessita.