“E se os sons do mar virassem fragrâncias?”. Este é o conceito da nova campanha de Natura Kaiak, que estreou dia 23 de setembro, para apresentar o lançamento de Kaiak Sonar. A campanha destaca o lançamento da música “Espelho d’água”, produzida pelo BaianaSystem, composta por Russo Passapusso e com a participação da cantora Josyara.
Natura convidou os artistas a criarem e produzirem a música utilizando notas que vibram na mesma frequência que as notas olfativas das fragrâncias de Kaiak Sonar. A campanha inclui um filme para TV aberta e fechada, peças em mídia OOH, robusta estratégia digital e com criadores de conteúdo nativos do TikTok.
“Trouxemos para a nossa campanha o Russo Passapusso, alguém que compreende a beleza por trás dessa inovação e conseguiu compor uma música que se comunica com as notas das fragrâncias e o ambiente aquático de Natura Kaiak”, complementa Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura no Brasil.
Para desenvolver as fragrâncias de Kaiak Sonar, a Natura contou com uma tecnologia criada em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent, como foi batizada, que possibilitou traduzir sons e cores do mar em moléculas olfativas. A Tecnologia VibraScent é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura.
Universo aquático como inspiração
A inspiração para as novas fragrâncias no DNA olfativo do frescor da marca surge da conexão de Natura Kaiak com o universo aquático. Assim, a marca contratou técnicos para captarem sons e imagens do oceano a bordo do veleiro da família Schurmann na expedição da Voz dos Oceanos, na época patrocinada pela Natura.
O pareamento destas frequências sonoras e visuais, através da inédita Tecnologia VibraScent, permitiu que 100% dos ingredientes utilizados nas fragrâncias vibrassem na mesma frequência que sons e cores de elementos da natureza aquática, como ondas, vento nas velas, crustáceos no fundo do mar, pássaros, baleias, focas, sinos e muito mais. O resultado são fragrâncias sinestésicas, com cheiros que vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.
De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação das fragrâncias relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.
Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, a Tecnologia VibraScent parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).
“Espelho d’água”
O conteúdo captado durante a expedição foi compartilhado com o músico e cantor Russo Passapusso, e foi com as notas musicais que vibram na mesma frequência dos ingredientes de Kaiak Sonar que ele compôs “Espelho d’água”. Mais do que uma música inspirada em uma fragrância, uma música que a traduz em música.
A parceria com Russo Passapusso traduz a inovação deste lançamento por uma lente mais fresca e pop, potencializando a marca no cenário cultural e reforçando sua brasilidade, identidade e força, posicionando Kaiak Sonar como um produto único no mercado. A união marcada pela campanha, ainda conecta a Natura com o público de uma maneira autêntica, relevante e inovadora, sendo a primeira música baseada em notas olfativas de fragrâncias.
“Essa é uma música cheia de imagens e lembranças, do meu encontro com Josyara à troca com os pesquisadores das fragrâncias, o que deu base para a equipe do BaianaSystem. Assim nasceu a música ‘Espelho d’água’, dos reflexos e deflexões do nosso amor a todas as manifestações que o mar nos traz e nos faz sentir”, completa Russo Passapusso, músico, compositor e vocalista do BaianaSystem.
Letra “Espelho d’água”
Dançou, dançou (Serei segredo)
Se balançou (Espelho D’água)
Corpo de mola (Lençol de areia)
Com a perna bamba (Cantando pro mar)
Quando eu marquei o meu calendário em fevereiro
Sou foragido da corda de caranguejo
Quero apresentar pra tsunami Iemanjá (pra tsunami Iemanjá)
Quero apresentar pra tsunami Iemanjá (pra tsunami Iemanjá)
Quero apresentar pra tsunami Iemanjá
(quero, quero)
Quero ter teu cheiro
Ter o teu aroma
Ter o teu paladar
Teu preceito
Serei segredo
Espelho d’água
Lençol de areia
Cantando pro mar
No mar
Tô na malemolência
Como um barco que balança
Tô na malemolência
Como um barco que balança
Nessa miragem não existe coincidência
Tô na malemolência
Como um barco que balança
Indolor!
Indolor?
Indolor!
Indolor?
Em caso de dor eu danço
(Dance, dance, dance, dance, dance, dance, dance)
Quero ter teu cheiro
Ter o teu aroma
Ter o teu paladar
Teu preceito
Serei segredo
Espelho d’água
Lençol de areia
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance)
No Mar
(Dance)
Cantando pro mar
No mar
(Dance, dance, dance, dance)