Com o objetivo de apoiar a conscientização sobre o câncer de mama, o maior sutiã e a maior calcinha do Brasil ganham uma nova roupagem idealizada pelo artista Tiago Martins. A ação de Juruaia, a Capital da Lingerie, busca atrair a atenção para gerar uma conversa sobre a importância do cuidado por meio dos exames de rotina para um diagnóstico precoce.
“Nossos itens gigantes e instagramáveis que se tornaram pontos turísticos muito visitados na cidade, vão muito além de simples peças íntimas, são nossos aliados para comunicar mensagens importantes para o mundo, especialmente campanhas como do Outubro Rosa. Essa é a nossa maneira de chamar a atenção para um assunto tão importante que precisa ser reforçado constantemente”, explica Tania Mara Rezende, presidente da Associação Comercial de Juruaia.
As obras
Assinada pelo artista Tiago Martins, as pinturas trazem uma explosão de cores e significados. Com um vibrante mosaico de mulheres de diferentes etnias e tonalidades, a obra capta a diversidade feminina em toda a sua riqueza. Cada figura, com expressões marcantes, parece contemplar um mesmo horizonte, simbolizando a união e a força coletiva.
O laço em rosa, emblemático do Outubro Rosa, se destaca na composição, trazendo uma mensagem poderosa de conscientização sobre a saúde da mulher. As cores intensas utilizadas na pintura não apenas atraem o olhar, mas também refletem a vitalidade e a resiliência de cada mulher representada. Essa junção de elementos visuais transforma a obra em um manifesto de empoderamento, celebrando a singularidade e a luta de cada uma, ao mesmo tempo em que reforça a importância da solidariedade e do cuidado mútuo.
Com cinco metros de altura e seis metros de largura e uma estrutura com dois arcos de seis metros de diâmetro cada, a “Maior Calcinha Fio Dental do Brasil”, possui um modelo fio dental duplo com aplicação de renda, um tributo à herança e à tolerância que caracterizam as peças produzidas por artesãos locais. A construção da peça envolveu aproximadamente 43 pessoas, que trabalharam incansavelmente por 22 dias para concretizar a instalação que foi homologada pelo RankBrasil, como o maior do País. A entidade é responsável por checar os recordes no Brasil e tem reconhecimento internacional.
Já o “Maior Sutiã do Brasil”, trezentas vezes maior que um sutiã normal e 24 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, durante quatro semanas. A peça foi confeccionada com cerca de 90 metros de tecidos, como microfibra, tendão e cetim, além de 40 metros de TNT e 25,5 metros de espuma.