A sede do Mercado Livre no Brasil, a Melicidade, passa a abrigar o MELI Museu, uma nova estrutura interativa que celebra a história de 25 anos, a cultura e o impacto da empresa. O projeto tem como principal objetivo gerar um novo formato de experiência para seus diferentes públicos – tanto colaboradores quanto parceiros e clientes.
O MELI Museu – Nosso Legado em Evolução foi construído em uma estrutura sustentável utilizando três contêineres que possuem cinco diferentes espaços imersivos a origem, com histórias, imagens e informações a respeito do que se tornaria o Mercado Livre; uma réplica fiel do primeiro escritório-garagem em Buenos Aires, na Argentina, onde nasceu a companhia.
Além disso, uma linha do tempo que remonta desde o começo dos anos 2000 até os dias atuais; um espaço sobre a trajetória e a evolução de produtos, bem como itens e artefatos; e uma loja física com merchandising em celebração ao marco de 25 anos do Mercado Livre.
A fim de proporcionar um contato diferenciado e mais profundo com a marca, o museu é uma plataforma de transmissão de cultura. Isso por meio de um design interativo e uma narrativa envolvente.
“Mais do que contar uma história, o MELI Museu é uma celebração de todas as pessoas impactadas pelo Mercado Livre ao longo de nossa trajetória. É um espaço de memória, mas também de visão de futuro – mostrando o que estamos construindo e como serão os próximos 25 anos”, destaca Daniel Sena, gerente sênior de comunicação e marca empregadora.
História interativa
O MELI Museu convida os visitantes a explorarem momentos marcantes dessa trajetória, como a introdução dos serviços que revolucionaram o comércio eletrônico na América Latina. Além disso, o espaço celebra a visão e a resiliência da empresa em superar desafios.
Por fim, o conceito de storydoing está no centro da criação do MELI Museu. Com foco nas inúmeras vidas transformadas pela plataforma, a exposição culmina em uma visão otimista e ambiciosa do impacto da empresa.