A nova NBA Store de Curitiba, localizada no Shopping Jockey Plaza, está oficialmente aberta. Com 1.500 m², ela se torna a terceira maior loja da NBA na América Latina. Mas há algo a mais: um terço desse espaço é voltado para experiência da marca e não apenas para vendas.
Isto porque o novo espaço possui o formato de loja-conceito, com a NBA Store Arena: uma quadra esportiva dentro da loja. O formato, presente em São Paulo desde 2021 e no Rio de Janeiro desde 2023, agora chega à capital paranaense de forma inédita.
Apesar da abertura oficial da loja ser nesta sexta-feira (4), o espaço foi aberto na quinta-feira (3) à noite para convidados e jornalistas espiarem. Sem restrição de entrada, alguns visitantes do Shopping se juntaram à festa e correram para a quadra para tentar acertar cestas. O Promoview esteve presente na celebração e conversou com Roger Ahlgrimm, Diretor de Licenciamento e Varejo da NBA Brasil, sobre os objetivos da liga com o novo empreendimento.
Público jovem e crescente
Antes do projeto para a mega loja-conceito, a NBA contava com uma loja de 200m² no Shopping Jockey Plaza. De acordo com Roger Ahlgrimm, o sucesso de caixa e tráfego na loja mostrou potencial para uma ampliação. O executivo conta que a NBA buscava o próximo local-chave para a marca dentro do país e identificou um crescimento no número de fãs do esporte no Paraná.
“O Paraná é um estado que tem muito basquete, muitos fãs da NBA, e a gente sabia que topariam ter algum tipo de loja aqui. Atualmente nós trabalhamos com públicos diversos. Tem os jogadores, os amantes de um único time, pessoas que buscam apenas um aspecto fashion, o sneakerhead que procura produtos limitados… Então aqui nós conseguimos receber todos esses públicos e ser um espaço para toda a família”, diz o Diretor de Licenciamento e Varejo da NBA.
Apesar de atingir um público diverso, o perfil principal de consumidor da NBA do Brasil é jovem, entre as gerações Y, Z e Alpha. Essa característica traz uma segurança para os próximos anos da marca, que conquista cada vez mais fãs no país.
Por outro lado, viabilizar uma quadra esportiva dentro de um shopping center não é uma tarefa simples. “Ao abrir uma loja, todo varejista considera vendas por metro quadrado. Para que fosse possível, a gente teve um acordo entre o próprio Jockey Plaza, que nos ajudou na construção e na negociação de condições que permitam fazer isso, o operador e o investidor que de fato acreditou”, explica Roger Ahlgrimm.
Ativações e experiências
Não é segredo que a NBA acredita no potencial da experiência de marca para se conectar com clientes. Desde a loja-conceito em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, a ações como NBA House e NBA Park, a marca mostra uma estratégia contínua e consistente de conexão com o público. “
A gente usa muita experiência como forma para a gente poder encantar, engajar, e assim naturalmente se converte em vendas”, afirma o executivo.
A NBA Store de Curitiba conta com algumas ativações para o público. Próximo ao caixa da loja, há uma exposição de calçados e bolas de basquete — com a marcação do tamanho da mão — dos principais nomes do basquete. Ali, as pessoas podem comparar o tamanho das mãos e dos pés com o dos atletas. Além disso, há um painel do lado direito da loja que traz as alturas de jogadores como Bol Bol, Nikola Jokic e Stephen Curry, com o fim de photo opportunity.
O grande destaque da loja é, sem dúvidas, a quadra esportiva, que direciona o olhar do consumidor desde o primeiro momento em que entra na loja.
NBA Store Arena
Os visitantes tem a opção de alugar o espaço para jogar com amigos, fazer torneios ou praticar. O acesso à quadra será apenas mediante o aluguel do espaço, ou então por meio de aulas. Roger Ahlgrimm conta que serão oferecidos programas semanais de basquete para crianças, com orientação de professores. Embora o objetivo principal não seja formar novos jogadores, as atividades visam promover a saúde, o esporte e o acesso ao basquete de maneira inclusiva.
Além disso, toda a loja funciona como espaço para eventos e pode ser utilizada de forma colaborativa. Em outros endereços de NBA no Brasil, já foram promovidos eventos por marcas como Budweiser e Prime Video.
Produtos e colaborações com marcas
A nova loja da NBA em Curitiba traz uma ampla gama de produtos, com destaque para as parcerias globais e regionais da liga. Entre as marcas internacionais, a Nike é a principal fornecedora, responsável pelas roupas oficiais de todos os times da NBA, além da Wilson, que detém os direitos exclusivos da bola oficial usada nas quadras.
Outras marcas esportivas como Puma, Adidas, Converse e Under Armour também estão presentes, oferecendo calçados e linhas assinadas por atletas da liga. A loja ainda conta com itens exclusivos e edições limitadas, voltados especialmente para os colecionadores e entusiastas da moda esportiva.
No Brasil, o portfólio de produtos conta também com marcas locais, como a colaboração com a Cacau Show, que lançou ovos de Páscoa com temática de basquete, e a Kalunga, que oferece cadernos personalizados da NBA. Outras marcas regionais participam com produtos que vão desde brinquedos até itens de vestuário. Vale ressaltar que esses produtos colaborativos são sazonais e nem todos estão disponíveis para venda na loja.