Dia 21 de outubro é comemorado o Dia do Podcast. Além de uma boa forma de entretenimento, os programas também podem ser um meio de comunicação e conexão, tanto para consumidores quanto para marcas. De acordo com a Global Web Index Q2, em 2023 o Brasil liderava o ranking de países que mais consumiram podcasts no mundo.
Ainda dentro dessa estratégia, as gravações podem seguir diferentes caminhos. Desde os clássicos, que apenas o áudio é veiculado, aos “videocasts”, em vídeos e até a gravação de episódios do podcast em lugares externos, como em festivais de músicas.
Podemos citar o Bud Studio, estúdio de gravação da Budweiser com o PodPah durante o Lollapalooza, e o Coke Studio, da Coca-cola, durante o Rock in Rio com a Blogueirinha e Diva Depressão como exemplos.
Benefícios da estratégia
Gravar um podcast ao vivo em festivais traz diversos benefícios tanto para o público quanto para as marcas e produtores de conteúdo. Com a estratégia, a produção dos episódios se torna uma experiência imersiva.
O formato ao vivo oferece uma interação direta com o público presente, criando uma atmosfera mais espontânea e dinâmica. Ademais, os ouvintes podem participar em tempo real, tornando o conteúdo mais envolvente.
Para os participantes do festival, assistir à gravação de um podcast ao vivo se torna parte da experiência do evento. Isso atrela a marca a um momento especial, fortalecendo a conexão emocional com o público.
Da mesma forma, a gravação ao vivo em um festival atrai tanto o público presente quanto os ouvintes online, conseguindo ampliar o alcance do programa. Além disso, o podcast gravado em festivais pode capturar entrevistas exclusivas com artistas, influenciadores ou especialistas presentes, oferecendo ao público um conteúdo que eles não conseguiriam em outro lugar.
Por fim, no caso das marcas, associar-se a esses momentos de entretenimento reforça o posicionamento da marca como promotora de experiências autênticas e culturais.
Para se inspirar
Coke Studio – Rock in Rio
Uma das diversas programações oferecidas pela Coca-Cola no Rock in Rio foi a apresentação do POVCAST ao vivo com Blogueirinha e Diva Depressão. Os apresentadores entrevistaram outros artistas da line-up do Coke Studio e influenciadores. Com uma abordagem descontraída e cheia de humor, as entrevistas levaram os bastidores do festival e momentos icônicos para os fãs.
O POVCAST foi transmitido ao vivo na programação da DiaTV, nos canais da Blogueirinha, Diva Depressão e Coca-Cola no Youtube, permitindo assim que tanto o público presente no Rock in Rio quanto os espectadores em casa pudessem acompanhar essas entrevistas exclusivas.
Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil, reforçou a importância dessa parceria: “Com o POVCAST ao vivo da Blogueirinha e Diva Depressão, estamos oferecendo conteúdos exclusivos do festival para o público, reforçando a conexão com nossos consumidores de uma forma nova e divertida. Essa é mais uma maneira de fazer parte da jornada do festival e de garantir que a nossa marca continue sendo um ícone de experiências inesquecíveis.”
Bud Studio – Lollapalooza
A Budweiser levou o Bud Studio para o Lollapalooza, buscando alcançar pessoas de todo o Brasil por meio de uma parceria com o PodPah, o podcast com mais consumidores do Brasil.
A convite da marca, os apresentadores Igão e Mítico proporcionaram aos ouvintes uma perspectiva exclusiva dos shows e dos bastidores, com participações especiais. Da mesma forma, também foram realizadas as Bud Talks – sessões de conversa com artistas do line-up e com os próprios frequentadores do festival, abordando temas como música, entretenimento e muito mais..