Culture Next

49% da Geração Z prefere marcas que patrocinam eventos de música, segundo relatório do Spotify

O estudo oferece percepções sobre atitudes e tendências dessa geração por meio da música, podcasts, playlists e fandoms

Sexta edição do relátório Culture Next do Spotify
Foto: Divulgação

A sexta edição do Culture Nextrelatório anual de tendências globais do Spotify, aponta que 80% dos jovens da Geração Z no mundo priorizariam o gosto musical compartilhado em relação à aparência, e 95% dos jovens brasileiros dessa geração afirmam que preferências musicais semelhantes aprofundam as conexões. Mas, a Geração Z também anseia por laços mais profundos com as marcas.

Dessa forma, esse público valoriza conexões significativas, e isso não se limita apenas ao mundo dos relacionamentos. Desde o ghosting até situações amorosas, eles navegam pelas complexidades do romance. A compatibilidade musical e de podcasts é a linguagem do amor. Como mostra Culture Next, as marcas têm uma oportunidade única de se conectar de forma autêntica, tanto online quanto offline. 

“Os jovens da Geração Z estão em busca de conexão e apoio enquanto navegam por novas experiências de vida, isso oferece oportunidades abundantes para marcas que buscam se envolver com essa geração”, disse Brian Berner, Head Global de Vendas de Publicidade e Parcerias no Spotify.

Uma das descobertas do estudo é que a Geração Z está muito aberta a que as marcas façam parte de seus momentos cotidianos. 80% dos jovens da Geração Z no Brasil disseram que marcas que criam playlists para humor e momentos específicos parecem estar mais alinhadas com suas vidas. No mundo, quase metade (49%) da Geração Z afirmou que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro.

Destaques da sexta edição de Culture Next segundo o Spotify: 

  • Os jovens da Geração Z não estão apenas em busca de conexões mais profundas, mas também querem mais das marcas. 49% da Geração Z no mundo disseram que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro;
  • 80% da Geração Z no Brasil concordaram que marcas que criam playlists para estados de espírito, humor e momentos específicos estão mais alinhadas com suas vidas;
  • No mundo, a Geração Z é 104% mais propensa a fazer streaming em um console de jogos em comparação com os Millennials. Eles estão escutando música e podcasts por meio de dispositivos conectados, incluindo smart TVs, consoles de jogos e alto-falantes. Mostrando uma tendência crescente na escuta em grupo;
  • No Brasil, 78% da Geração Z concordam que culturas de nicho e underground estão se tornando cada vez mais mainstream. Em parte, porque se tornou mais inclusiva, definindo o que está em alta;
  • Nos primeiros cinco meses de 2024, os Zs assistiram a 2,9 bilhões de minutos de podcasts em vídeo. Um aumento de 58% em comparação ao ano passado durante o mesmo período;
  • Impulsionados pela relação íntima que as pessoas têm com os anfitriões de podcasts, estamos vendo experiências ao vivo também ganharem força para os podcasters. 37% da Geração Z assistiram a um show ao vivo ou gravação de um podcast. E 36% da Geração Z participaram de uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo.