Culture Next

49% da Geração Z prefere marcas que patrocinam eventos de música, segundo relatório do Spotify

O estudo oferece percepções sobre atitudes e tendências dessa geração por meio da música, podcasts, playlists e fandoms

Sexta edição do relátório Culture Next do Spotify
Foto: Divulgação

A sexta edição do Culture Nextrelatório anual de tendências globais do Spotify, aponta que 80% dos jovens da Geração Z no mundo priorizariam o gosto musical compartilhado em relação à aparência, e 95% dos jovens brasileiros dessa geração afirmam que preferências musicais semelhantes aprofundam as conexões. Mas, a Geração Z também anseia por laços mais profundos com as marcas.

Dessa forma, esse público valoriza conexões significativas, e isso não se limita apenas ao mundo dos relacionamentos. Desde o ghosting até situações amorosas, eles navegam pelas complexidades do romance. A compatibilidade musical e de podcasts é a linguagem do amor. Como mostra Culture Next, as marcas têm uma oportunidade única de se conectar de forma autêntica, tanto online quanto offline. 

“Os jovens da Geração Z estão em busca de conexão e apoio enquanto navegam por novas experiências de vida, isso oferece oportunidades abundantes para marcas que buscam se envolver com essa geração”, disse Brian Berner, Head Global de Vendas de Publicidade e Parcerias no Spotify.

Uma das descobertas do estudo é que a Geração Z está muito aberta a que as marcas façam parte de seus momentos cotidianos. 80% dos jovens da Geração Z no Brasil disseram que marcas que criam playlists para humor e momentos específicos parecem estar mais alinhadas com suas vidas. No mundo, quase metade (49%) da Geração Z afirmou que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro.

Destaques da sexta edição de Culture Next segundo o Spotify: 

  • Os jovens da Geração Z não estão apenas em busca de conexões mais profundas, mas também querem mais das marcas. 49% da Geração Z no mundo disseram que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro;
  • 80% da Geração Z no Brasil concordaram que marcas que criam playlists para estados de espírito, humor e momentos específicos estão mais alinhadas com suas vidas;
  • No mundo, a Geração Z é 104% mais propensa a fazer streaming em um console de jogos em comparação com os Millennials. Eles estão escutando música e podcasts por meio de dispositivos conectados, incluindo smart TVs, consoles de jogos e alto-falantes. Mostrando uma tendência crescente na escuta em grupo;
  • No Brasil, 78% da Geração Z concordam que culturas de nicho e underground estão se tornando cada vez mais mainstream. Em parte, porque se tornou mais inclusiva, definindo o que está em alta;
  • Nos primeiros cinco meses de 2024, os Zs assistiram a 2,9 bilhões de minutos de podcasts em vídeo. Um aumento de 58% em comparação ao ano passado durante o mesmo período;
  • Impulsionados pela relação íntima que as pessoas têm com os anfitriões de podcasts, estamos vendo experiências ao vivo também ganharem força para os podcasters. 37% da Geração Z assistiram a um show ao vivo ou gravação de um podcast. E 36% da Geração Z participaram de uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo.
Beatriz Maxima

Repórter

Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e Pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento, possui mais de cinco anos de experiência em produção de conteúdo.

Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e Pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento, possui mais de cinco anos de experiência em produção de conteúdo.