Mesmo 30 anos após a sua morte, o legado de Ayrton Senna ainda é um dos mais influentes da Fórmula 1. E a fim de homenagear isso, um grupo composto de 33 artistas da música eletrônica vinha produzindo uma série de trabalhos exibidos nas aberturas das corridas do esporte.
O projeto foi chamado de “Senna Driven”, e foi lançado hoje (1) na forma de um álbum com 23 músicas inéditas, compostas por nomes como Armin van Buuren, Meduza e Nervo, além dos brasileiros Alok, Vintage Culture, Bruno Martini, Cat Dealers, Chemical Surf, Anderson Noise, Illusionize e Öwnboss.
O álbum Senna Driven é fruto de uma parceria entre a Marca Senna, Bulldozer e Universal Music Brasil e, segundo as empresas, busca ressaltar através da música a história de superação do piloto, que nos deixou após um trágico acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em 1º de maio de 1994.
Senna Driven: Conexão entre esporte e música
O projeto “Senna Driven” começou de fato durante o festival Tomorrowland, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de outubro, no interior de São Paulo. Na ocasião, alguns dos DJs participantes da iniciativa apresentaram suas respectivas faixas no evento.
Segundo eles, o novo álbum também é uma resposta ao crescente interesse em projetos que misturam diferentes formas de arte para contar histórias inspiradoras. A ideia é fazer com que os fãs de Senna e do automobilismo sintam-se conectados a uma versão mais musical e emocional da trajetória do piloto, relembrando momentos emblemáticos de sua carreira e a influência que ele continua exercendo.
Para muitos dos DJs participantes, Senna representa um ícone de perseverança e comprometimento, valores que muitos tentam imprimir em suas músicas. Armin van Buuren, pelo seu perfil no Instagram, disse:
“Estou muito honrado em fazer parte do projeto Senna Driven, muito obrigado a @sennabrasil & @senna.us e a todos os envolvidos por fazer isso acontecer! Foi muito emocionante passar pela sede do Senna, onde pude autografar um de seus capacetes e ver um de seus icônicos carros de F1!”
Já o trio italiano Meduza, comentou o seguinte:
“Ayrton Senna era mais do que um piloto, era um humano como todos nós, e o primeiro a defender os mais fracos. Depois de um show em Interlagos, a família Senna nos contatou, propondo que usássemos uma de suas falas para criar uma faixa em sua homenagem. Aceitamos imediatamente, porque a única coisa que realmente importa na vida, no fim, é ‘a vitória’.”
Finalmente, Bruno Martini disse:
“Uma honra fazer parte desse projeto de um dos nossos maiores ídolos no Brasil, Ayrton Senna. Apresentar isso no Tomorrowland Brasil foi incrível, e a verdade é que os DJs brasileiros são f***!”
Lançamento de Senna Driven coincide com homenagem da Heineken ao piloto
Bem mais do que algumas músicas tocadas em shows específicos, o álbum Senna Driven está disponível para o público em uma data especial: entre os dias 1 e 3 de novembro, é realizado o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, na zona sul.
No próprio autódromo, a Heineken mantém, há alguns anos, a Heineken Village, uma estrutura especial para consumidores da marca de cervejas, para que eles possam acompanhar as corridas de dentro do gramado central.
A fim de valorizar o legado do corredor e celebrar o lançamento do álbum, a empresa remodelou a estrutura, exibindo uma série de ativações tematizadas dentro da história de “Ayrton Senna do Brasil”, como o corredor comumente era referido nas transmissões de TV.