Donald é do Brasil

Pato Donald, da Disney, celebra 90 anos com festa na Bahia acompanhado de Carlinhos Brown

Marcando presença em Salvador, personagem da Disney ganhou tributo especial com novas coleções, eventos e ativações no Brasil e no mundo

O Pato Donald, um dos personagens mais icônicos da Disney, completou 90 anos e ganhou celebrações especiais, incluindo uma passagem inédita pelo Brasil. A festa começou no Carnaval de Salvador, onde Donald participou de um dos maiores eventos de rua do mundo.

Na ocasião, o personagem foi recebido por Carlinhos Brown, embaixador do turismo brasileiro e ícone cultural, no bairro do Candeal, berço da cultura afro-baiana. Além de prestigiar pontos turísticos de Salvador, Donald foi destaque no “Camarote Brown by Licia Fabio”, no dia 10 de fevereiro.

Imagem mostra o Pato Donald e a Margarida, da Disney, celebrando 90 anos do personagem
Imagem: Zé Takahashi/ @agfotosite

Em sua homenagem, o cantor desfilou com um traje inspirado em Donald, desenhado pela marca carioca The Paradise.

Essa marca, junto com outras como Rommanel, lançou coleções temáticas para celebrar o personagem. O apelo de Donald também inspirou gigantes do varejo brasileiro como Havaianas, Renner, Melissa, Riachuelo, C&A, e Malwee, que apresentaram produtos exclusivos da linha comemorativa de 90 anos, disponíveis nas principais lojas físicas e online.

Disney criou o Pato Donald em junho de 1934 e o celebra agora com nova série no streaming

A data oficial do aniversário de Donald é 9 de junho, recordando sua primeira aparição no curta “A Galinha Esperta”, em 1934. O seu nome completo é “Donald Fauntleroy Duck”, e a inspiração para o personagem veio após Walt Disney ouvir o dublador Clarence Nash no rádio.

Rapidamente, o pato resmungão e de pavio curto tornou-se um dos principais personagens da empresa, sempre colocado ao lado do amigo Mickey Mouse. Com sua estrela na Calçada da Fama e mais de 150 curtas, séries e filmes, ele marcou presença em diversos clássicos da animação, como Alô Amigos! e Os Três Cavaleiros. 

No Brasil, sua fama cresceu nos quadrinhos, onde se tornou um fenômeno com publicações ininterruptas por mais de seis décadas, consolidando seu status como um dos personagens mais amados da Disney no país. Muitos, porém, se lembram de sua animação “nacional”, onde conheceu outro personagem bem lembrado pelo público: o preguiçoso e malandro Zé Carioca.

Imagem: Zé Takahashi/ @agfotosite

Para homenagear a importância histórica do personagem, a Disney organizou uma série de eventos ao longo do ano: um destaque foi o workshop com importantes figuras do mercado editorial brasileiro, como o editor Paulo Maffia e o ilustrador Moacir Rodrigues, que contou com uma oficina de desenho para ensinar os fãs a desenharem o Pato Donald.

Para marcar o aniversário no Disney+, a empresa lançou o curta animado D.I.Y Duck no próprio dia 9 de junho. A animação trouxe o humor e as características únicas do personagem, reforçando seu apelo entre várias gerações.

Nas redes sociais, conteúdos exclusivos também foram lançados, aumentando o engajamento e trazendo novas gerações para celebrar a vida e obra do querido pato.

O encerramento das comemorações no Brasil aconteceu com um desfile da The Paradise na São Paulo Fashion Week. Inspirada pelo estilo divertido e irreverente do personagem, a marca apresentou uma coleção especial que combina escapismo e fantasia, contando com a presença do Pato Donald e de sua fiel companheira, Margarida. As peças foram aclamadas pelo público, capturando a essência vibrante e rebelde do personagem.