Um mês após o encerramento do Rock in Rio 2024, o legado ainda pode ser sentido pelos cariocas e moradores da cidade. Os números percebidos em todos os setores impactam o mercado, regulando com os maiores eventos do mundo, como o Réveillon e o Carnaval.
Em uma edição marcada pela comemoração de 40 anos do festival, o público foi o grande destaque e veio de diversas partes do país e do mundo. Assim, das 730 mil pessoas, cerca de 46% vieram de fora do estado do Rio de Janeiro, oriundos de 31 países diferentes. O movimento de R$2.9 bilhões na economia tem o poder de gerar empregos, aumentar a venda dos comerciantes locais e impactar o mercado.
“O festival se tornou muito mais do que um evento de música. É uma plataforma que movimenta uma série de setores da cidade, impactando pequenos comércios e gerando empregos. O Rock in Rio também é uma vitrine multimídia que reuniu nesta edição mais de 85 marcas, entre patrocinadores e apoiadores, que fizeram um show com ativações que associaram experiências e certamente agora ocupam um espacinho na memória dos fãs”, explica Luis Justo, CEO da Rock World.
As ações fora dos palcos chamaram a atenção do público
Na Capela Chilli Beans, foram mais de 1 mil celebrações realizadas pelo personagem Elvis Presley e três casamentos oficiais. O musical “Sonhos, Lama & Rock and Roll” recebeu 12,5 mil pessoas no teatro montado na Arena 2.
Os brinquedos também fizeram sucesso entre o público do festival. A Roda Gigante, um ícone do Rock in Rio, recebeu aproximadamente 27 mil pessoas. Já 23 mil pessoas foram no Mega Download, enquanto o Discovery recebeu 21 mil, a Montanha Russa 6.900 e a Tirolesa, 8.200 pessoas.
Números gigantes impactam o mercado
Dados do Itaú Unibanco, patrocinador da Cobertura Promoview, a partir da análise das transações financeiras registradas via Rede, comparando com o mesmo período do ano passado, mostram que o festival estimulou o consumo, dentro e fora da Cidade do Rock, com o comércio da cidade crescendo 24% no período do festival.
Apenas considerando o público que passou pelo Rock in Rio, eles movimentaram R$ 72,8 milhões em compras, em cerca de 2.1 milhões de transações, registrando crescimento em relação à última edição. Segundo os dados do balanço da operação, houve uma alta de 56,7% no número de compras realizadas na Cidade do Rock e de 19,3% no total gasto durante esta edição.
Nas redes sociais, as postagens alcançaram 149 milhões de usuários, com 3.500 conteúdos gerados pela equipe de comunicação. Assim, foram quase 3 milhões de conversas e mais de 345,6 mil comentários nos conteúdos postados ao longo dos sete dias.
Show da sustentabilidade no Rock in Rio Brasil 2024 entrou para a história
Pela primeira vez no festival, aconteceu uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. Ao todo, foram mais de 150 mil copos recolhidos. Na área VIP, 1,5 toneladas de copos recolhidos para reuso. Dessa forma, com a ação, o festival deixou de gerar mais de 14 toneladas de resíduos.
A Comlurb recolheu 261,43 toneladas de resíduos da parte interna do Rock in Rio, sendo 155,06 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Com parceria da rastreabilidade da Startup Reutiliza Já, 100% dos materiais já foram triados, com 88 toneladas recuperadas e prontas para comercialização.
Promoview no Rock in Rio
O Promoview realizou uma cobertura in loco completa das ativações do Rock in Rio, trazendo luz para as iniciativas de brand experiencie que reforçaram a conexão entre marcas e consumidores. Ao todo, foram mais de 1,17 milhões de impactos, que chegaram ao público em conteúdos de diferentes formatos e abordagens.
Em números, as publicações no Instagram, incluindo fotos, reels e stories, atingiram 852 mil visualizações, enquanto as matérias do site apenas sobre a edição de 2024 conquistaram mais de 71 mil leituras.
Ao mesmo tempo, no Linkedin, as postagens chegaram a 91 mil visualizações. Por fim, as campanhas relacionadas a cobertura receberam 98 mil impressões e as newsletters com conteúdos sobre o Rock in Rio tiveram 51 mil aberturas.