Com a Black Friday se aproximando, os consumidores já estão em busca de ofertas e cupons que proporcionem o máximo de economia e benefícios. De acordo com um levantamento feito pela plataforma Eu Amo Cupons, cerca de 77,5% dos respondentes assumem a preferência por cupons de desconto direto — aquele que você marca no carrinho de compras de alguma loja online para ter um abatimento no valor final.
Ainda assim, a empresa também indica que outras opções de incentivo à compra também trazem vantagens — especialmente em caso de brindes ou frete grátis.
“O tipo de produto ou serviço influencia na escolha. Há uma mudança de comportamento quando o objeto de desejo é um item grande como um eletrodoméstico, cujo custo da entrega costuma ser mais alto”, aponta Rogério Vairo, criador da plataforma Eu Amo Cupons.
“Nesses casos, geralmente vale mais a pena optar pelo frete grátis. Tal escolha pode ser crucial para a efetivação da compra, uma vez que 68% dos carrinhos são abandonados na etapa de dados para entrega – de acordo com recente pesquisa da Yampi. Com o voucher de isenção de taxa, reduz-se as chances de desistência.”
Preferência por cupons de Black Friday sinalizam importância de analisar cada oferta
A pesquisa da Eu Amo Cupons revelou que a maioria dos consumidores da Black Friday prefere cupons de desconto aplicáveis em qualquer compra, enquanto apenas 10% priorizam o frete grátis e 7% escolhem vouchers para a primeira compra.
Para Vairo, isso destaca o fato de que a escolha do cupom ideal depende muito do tipo de produto: “para itens de alto valor ou grandes volumes, como eletrodomésticos, o frete grátis pode ser a melhor opção, já que ajuda a reduzir o custo total da compra.”
Isso é relevante, já que, ainda de acordo com a empresa, cupons de desconto também representam um diferencial importante para quem busca economizar e garantir uma experiência de compra diferenciada. Para o executivo, esses códigos trazem uma sensação de recompensa e exclusividade, simulando a negociação de uma loja física.
Outros estudos mostram que 35% dos brasileiros preferem comprar com apoio de cupons e descontos, o que impulsiona o mercado de e-commerce, com expectativa de crescimento de 10,45% e previsão de faturamento de R$ 205,11 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Os dados são corroborados por outro levantamento recente: de acordo com o Mercado Livre, 85% dos consumidores brasileiros estão esperando a Black Friday — e, por consequência, os inúmeros cupons de desconto que ela oferece — para fazer suas compras de fim de ano.
Há também que se considerar a idade do consumidor avaliado. Um outro estudo, também da Eu Amo Cupons, indica que 30% do fãs de cupons da Black Friday estão entre 18 e 25 anos (e 45% na faixa dos 25 aos 34 anos).
Sucesso de ofertas pode depender do tipo de indústria
A pesquisa também mostra que há uma certa variação nas preferências de consumo quando consideramos o tipo de indústria da qual está se comprando: ainda que eletrodomésticos e eletrônicos, como um PlayStation 5 ou um computador pessoal novo, sobressai a prática de cupons, campos como o da beleza se saem melhor oferecendo brindes.
A categoria de beleza e cosméticos é especialmente popular entre consumidores que buscam esse tipo de recompensa, ressaltando uma estratégia que tem se mostrado eficaz para marcas nesse segmento.
O levantamento mostra que 80% dos e-commerces da área oferecem brindes em compras de valor mínimo, conquistando um público que valoriza esse tipo de incentivo. Vairo ressalta que, nesse caso, é importante que os consumidores avaliem as condições de resgate e as características do item para garantir que o benefício vale a pena.
Um bom exemplo disso — bem recente, aliás — é a promoção da empresa de suplementos Max Titanium, que vem oferecendo brindes exclusivos a compradores durante o mês de novembro, em antecipação à Black Friday.
A conclusão é a de que, ao optar por cupons de desconto, frete grátis ou brindes, o consumidor deve considerar o valor final da compra e a relevância do benefício oferecido. Para aproveitar o melhor que a Black Friday tem a oferecer, o uso consciente de cupons pode garantir uma experiência de compra mais vantajosa e satisfatória.