O Web Summit Lisboa 2024 promete ser a maior edição já realizada. Em 2023, o evento alcançou um recorde de público, que deverá ser superado em 15%. Dessa forma, o Summit visa reunir mais de 70 mil participantes de 160 países, 3 mil startups expositoras e 300 parceiros.
O Promoview está arrumando as malas para realizar a cobertura internacional do evento em parceria com a TSBetc e ao lado de executivos da agência. Para este ano, o Web Summit traz algumas novidades e temas que refletem as principais tendências globais em inovação, como inteligência artificial, regulamentação e impacto social. Confira, abaixo, mais detalhes sobre a edição:
Novidades para 2024
Night Summit
Durante os dias 12 e 13 de novembro, os participantes do Night Summit serão guiados para bares e pubs por cinco bairros de Lisboa, onde poderão participar de encontros com a comunidade e fazer networking.
Novos palcos e trilhas
O evento apresentará diversos novos palcos e trilhas, incluindo o Developer Summit, New Energy Summit, Marketing Summit, Government Summit e outros.
Retorno do “Inspire”
O “Inspire”, programa para estudantes do Web Summit, retornará em 2024. O projeto oferece a oportunidade de estudantes entre 16 a 23 anos comparecerem ao evento no dia que escolherem, por meio de uma colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) de Portugal.
Passando a tocha
No dia 13 de novembro, Lisboa entregará o título de Capital Europeia da Inovação. Carlos Moedas, prefeito da capital, e Iliana Ivanova, comissária europeia para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, subirão ao palco para a cerimônia.
Principais temas
Inteligência artificial
A IA é o tema central do Web Summit 2024, com discussões sobre economia, ética, exageros e regulamentação. Neste contexto, Meredith Whitaker, presidente da Signal e cofundadora do AI Now, falará sobre os impactos econômicos da IA para consumidores e investidores.
Ademais, haverá ainda debates sobre o papel, os riscos e o potencial criativo da IA, com Steven Knight, criador de Peaky Blinders, e Marco Bassetti, CEO da Banijay Entertainment. Já Vijay Karunamurthy, CTO da Scale AI, discutirá o futuro da IA generativa nos setores público e privado. Shelley McKinley, diretora jurídica da GitHub, abordará os desafios das novas regulamentações para empresas de tecnologia.
Governo, Regulamentação e Políticas Públicas
Economistas e acadêmicos debaterão o impacto das políticas governamentais na inovação. Entre os políticos presentes estarão o Vice-Chanceler da Alemanha, Robert Habeck, e o Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro. William Lazonick, ex-professor da Universidade de Massachusetts, discutirá a necessidade de intervenção governamental para uma inovação eficiente.
Fintech
Nomes importantes, como VISA e Revolut, abordarão regulamentação, competição e o panorama de financiamento na indústria de fintech. Ali Niknam, fundador da neobank Bunq, discutirá a inovação no setor, e Richard Teng, CEO da Binance, falará sobre os rumos da empresa.
Sustentabilidade
Com a crescente urgência em combater as mudanças climáticas, empresas de cleantech ganham destaque no Web Summit Lisboa. Etosha Cave, da Twelve, discutirá a descarbonização da indústria da aviação, enquanto Nicolaj Reffstrup, da Ganni,alará sobre como a moda pode reduzir a poluição. Markus Villig, CEO da Bolt, falará sobre o futuro do transporte e seu impacto ambiental.
Mídias Sociais
A influência das mídias sociais será debatida em diversas etapas do evento. O ex-jogador de futebol Gilberto Silva abordará estratégias contra o hate, e o Vice-Chanceler alemão Robert Habeck analisará o papel das mídias sociais na polarização política. Helle Thorning-Schmidt, co-presidente do Conselho de Supervisão da Meta, discutirá o futuro da regulamentação nas mídias sociais e como governos e big techs podem colaborar para equilibrar os potenciais e riscos das plataformas.
Eleições e Democracia
Por fim, em um ano com eleições, o Web Summit abordará o que resultados, como a eleição presidencial dos EUA, significam para as relações internacionais, negócios globais e políticas de tecnologia. DeRay McKesson, ativista de direitos civis, discutirá a cobertura eleitoral em uma era de desinformação, e Bradley Tusk, CEO da Tusk Ventures, analisará soluções tecnológicas para engajar eleitores.