240 cases brasileiros

El Ojo 2024 começa hoje: veja cases de destaque que concorrem pelo Brasil

Com 240 cases entre finalistas, El Ojo 2024 destaca o poder criativo do Brasil. Conheça as campanhas nacionais que disputam premiações

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica começa nesta quarta-feira (13), em Buenos Aires, Argentina, marcando a 27ª edição deste evento fundamental para a criatividade e inovação latino-americana. E o Brasil vem, mais uma vez, muito bem representado: nosso país tem 240 cases concorrendo nas 23 categorias da premiação.

Com foco em destacar o poder criativo da região, o festival se consolidou como o maior evento publicitário da Iberoamérica, trazendo uma plataforma para o reconhecimento das ideias mais originais e impactantes do setor. O evento deste ano promete três dias intensos de premiações, conferências e workshops com importantes líderes da indústria da comunicação, além de fomentar discussões sobre o futuro do setor.

Em 2024, a presença do Brasil se destaca novamente, reafirmando o país como um dos principais pólos criativos da publicidade. Entre as áreas em que os brasileiros mais se destacaram estão Experiência de Marca e Ativação, Digital & Social, Mídia, Produção Audiovisual e PR — todas, categorias que espelham o talento e a capacidade inovadora das campanhas brasileiras.

Banner mostra a logomarca do prêmio El Ojo 2024
Imagem: LatinSpots/Divulgação

Brasil no El Ojo 2024: confira alguns destaques

Uma das categorias mais prestigiadas do El Ojo 2024 é a de Experiência de Marca e Ativação, onde diversas empresas brasileiras lançaram mão de campanhas criativas e imersivas, que mostraram o poder de seus produtos de formas inovadoras.

Algumas criaram produtos tecnológicos completos sem pertencerem a esse meio, enquanto outras trouxeram experiências lúdicas de marca que remetem à eficiência de soluções. Confira a seguir alguns dos principais nomes:

Consul limpa tanto que remove até a concorrência do Juventus

Em uma campanha visualmente impactante, a Consul removeu todas as marcas das camisas do Juventus, enfatizando o conceito de “limpeza” e promovendo seu produto. Essa ação buscou demonstrar o poder de remoção de manchas da Consul, trazendo visibilidade ao patrocínio ao modificar visualmente o uniforme da equipe.

A proposta gerou engajamento ao explorar a curiosidade do público sobre a mensagem de “limpeza total”.

Brahma lança celular descartável para curtir o Carnaval sem medo

A Brahma lançou celulares descartáveis para o Carnaval, incentivando o consumo consciente e uma experiência sem preocupações com perdas. Os dispositivos descartáveis ofereciam funcionalidades básicas, permitindo aos foliões focar na diversão.

Com isso, Brahma promoveu uma solução criativa e temporária, alinhada ao espírito do evento, ao mesmo tempo que destacou sua responsabilidade ambiental.

Greenpeace faz jogo para conscientização contra o garimpo ilegal na Amazônia

O Greenpeace criou um jogo que permite aos usuários identificar áreas de desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia, incentivando o engajamento ambiental.

A iniciativa foi concebida para tornar o público mais consciente da urgência de proteger a floresta, usando interatividade para sensibilizar sobre os danos ambientais. Ao participar, os usuários conhecem o impacto do desmatamento e se conectam à causa.

Budweiser abre vaga para “fã profissional”

A Budweiser anunciou uma vaga para “fã profissional”, permitindo que um entusiasta acompanhasse eventos globais, promovendo a experiência da marca de forma única e envolvente.

A iniciativa fortaleceu a conexão da Budweiser com seus consumidores, oferecendo uma oportunidade exclusiva e estimulando o envolvimento de apaixonados pelo esporte.

Outros nomes brasileiros dentro da categoria incluem:

  • Atacama Fashion Week (Desierto Vestido): a campanha foi conduzida pela brasileira Artplan
  • Real Horror (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima): ação feita pela Made Brasil
  • El Valor del Tiempo (Itaú Unibanco): produzida pela Africa Creative
  • Rock DNA (Billboard): campanha produzida pela AlmapBBDO
  • WiFi Refresh (Mentos): produzida pela VML Brasil
  • Air Wick e-Scents (Air Wick): campanha conduzida pela de BETC HAVAS

Quando será o El Ojo 2024

O prêmio El Ojo 2024 segue até sexta-feira (15), destacando o melhor da comunicação e criatividade latino-americana. Ao todo, serão premiações em 28 categorias que abrangem desde produção audiovisual e inovação a ações de sustentabilidade e impacto social.Para ver a lista com todos os indicados e todas as categorias, acesse o site oficial do prêmio.