Em 2023, o interesse pela Black Friday no Brasil apresentou uma queda após anos de crescimento, refletindo uma percepção mais crítica dos consumidores sobre a data. Contudo, a sazonalidade continua sendo uma oportunidade para as marcas aumentarem as vendas, consolidarem a presença no mercado e estabelecerem conexões com os consumidores.
Mesmo entre as contradições, a data se tornou e ainda se mantêm como sinônimo de grandes ofertas, promovendo buscas intensivas e planejamento antecipado entre o público, que monitoram preços para aproveitar as melhores promoções e evitar possíveis fraudes.
Expectativas para a data
Para este ano, a expectativa é otimista: de acordo com a pesquisa “Panorama do Consumo | Black Friday 2024” do Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos participantes pretendem comprar na Black Friday e o ticket-médio promete ser maior que em 2023. Da mesma forma, uma pesquisa da Wake em parceria com o Opinion Box indica que dois a cada três brasileiros pretendem aproveitar as ofertas.
Desses consumidores, 32,5% acompanham os preços desde julho e 37,8% iniciaram esse monitoramento em outubro. Esses dados apontam uma estratégia cuidadosa de compra por parte dos consumidores e um entusiasmo para aproveitar o período.
“Nos últimos anos, a Black Friday tem sofrido retração. Para driblar esse cenário, é essencial que as empresas se antecipem, se destacando não apenas em suas ofertas, mas também em um atendimento de qualidade, oportunidades diferenciadas de pagamento e assim por diante”, destaca Hans Lenk, CEO da gráfica Printi, parte do Grupo Cimpress.
Mais dados e insights
Dados da Nubimetrics indicam que os brasileiros nesta Black Friday estão especialmente interessados em itens de moda, cosméticos, livros e utensílios domésticos. Mais uma vez, categorias de eletrodomésticos e eletrônicos devem registrar alta demanda.
Ainda segundo o Mercado Livre, as categorias mais buscadas na plataforma são eletrodomésticos, casa & Decoração e Eletrônicos, com destaque para o segmento de beleza. Os hábitos de pagamento para a data também foram destaque no estudo: 54% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito para pagar suas compras, com 32% optando por parcelamentos em até 3 vezes.
Em meio a esse cenário, uma pesquisa da GoDaddy aponta que 67% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais para apoiar pequenas empresas durante a Black Friday e as festividades de fim de ano, embora esse número esteja ligeiramente abaixo da média global, de 72%. Além disso, 23% dos entrevistados afirmam que investiriam até 10% a mais em presentes para fortalecer as PMEs.
Mesmo com o impacto da inflação, o consumidor brasileiro se mantém otimista. Segundo a GoDaddy, 29% dos brasileiros garantem que a inflação não alterará seus planos de compras de fim de ano, enquanto 32% pretendem gastar o mesmo que em 2023, ainda que façam ajustes na forma de comprar.