Projeto Dandara

Natura lança pesquisa inédita sobre bem-estar da mulher negra e nova linha de produtos

Projeto Dandara inspira lançamento da linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, voltada para as necessidades das peles negras

Durante um evento em sua casa de shows em São Paulo, a Natura revelou o Projeto Dandara, uma pesquisa inédita que mapeou o bem-estar físico, emocional e psicológico da mulher negra.

O estudo, realizado em três etapas e com a participação de cerca de mil mulheres, serviu de base para a criação da linha de cuidados corporais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para peles negras e pardas.

A nova linha usa dados do estudo da Natura para atender a necessidades específicas, como hidratação intensa e redução da hiperpigmentação. A linha foi testada em mais de 120 tons de pele negra e inclui ativos como niacinamida, pantenol e vitamina E. O lançamento foi celebrado em evento na Casa Natura Musical, com rodas de conversa mediadas pela jornalista Cris Guterres e show da cantora Tássia Reis.

Imagem mostra partes do evento de lançamento de nova linha de produtos, baseada em estudos da pele negra, da Natura
Imagem: Natura/Divulgação

Fazemos um convite à reflexão e ao fortalecimento do empoderamento das mulheres negras ao anunciar essa novidade, pensando no impacto profundo que a linha pode ter na autoestima e na valorização de identidade desse público”, destacou Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura.

“Cada detalhe, desde a fórmula até a fragrância, foi pensado para celebrar a diversidade e proporcionar um cuidado que vai além da pele, porque o verdadeiro significado do Bem Estar Bem começa no momento em que a mulher se reconhece em sua própria essência.”

Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura

Estudo da Natura traz representatividade na formulação de nova linha de produtos

A linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju traduz os achados do Projeto Dandara em produtos que atendem às especificidades das peles ricas em melanina. O estudo conduzido pela Natura também destacou o papel social dos cosméticos na valorização da identidade e autoestima da mulher negra, fortalecendo a conexão entre bem-estar e representatividade.

O evento de lançamento marcou ainda o início do patrocínio da turnê “CAJU”, de Liniker, e contou com a presença de influenciadoras e especialistas em diversidade, como Gabi Oliveira.

Os novos produtos já estão disponíveis no e-commerce da marca e com Consultoras de Beleza, chegando às lojas físicas em 2025.