Experiência de Marca

Grupo Boticário homenageia franqueadas com ação no Dia do Empreendedorismo Feminino

Com mudança de fachadas e histórias inspiradoras, marca reforça seu compromisso de valorização de franqueadas

Em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o Grupo Boticário lançou uma campanha especial para reconhecer o protagonismo feminino em seus negócios.

Com o conceito “Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário”, a empresa deu destaque às mulheres que lideram o ecossistema de beleza, trazendo suas histórias para a mídia e realizando uma mudança inédita nas fachadas de lojas de O Boticário em todo o Brasil.

Imagem mostra fachada customizada de loja da O Boticário, me homenagem ao Dia do Empreendedorismo Feminino
Imagem: O Boticário/Divulgação

Cinco unidades da marca, representando as cinco regiões do país, foram transformadas para exibir os nomes das franqueadas ao lado da marca.

Entre elas, Tiza Cordeiro, de Uberaba (MG), cujo negócio é um exemplo de empreendedorismo familiar bem-sucedido. A história começou com Regina, mãe de Tiza, que na década de 1980 iniciou suas vendas com uma caixa de produtos da marca. Hoje, Tiza lidera uma rede de 16 lojas com o apoio de suas filhas, representando a terceira geração de mulheres empreendedoras na família.

Empreendedorismo de O Boticário traz impacto positivo nas comunidades e além

Mais que uma homenagem visual, a campanha vai além. A empresa também deu espaço às revendedoras e donas de salões de beleza, como Vera Lucia Marcelino, de Pinhais (PR).

Vera iniciou sua jornada durante a pandemia, enfrentando dificuldades de gestão. Com o apoio da marca Truss, do Grupo Boticário, participou de treinamentos e eventos que transformaram seu negócio. Hoje, Vera se orgulha de ter superado desafios e alcançado um novo patamar em sua carreira.

Atualmente, 63% das franquias do Grupo Boticário são lideradas por mulheres, totalizando mais de 4 mil lojas em 1.780 cidades brasileiras. Além disso, as revendedoras representam 86% da força de vendas direta das marcas do grupo, reforçando o papel estratégico do empreendedorismo feminino.

Imagem das franqueadas homenageadas pelo Grupo Boticário
Imagem: O Boticário/Divulgação

A campanha está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, dentro da jornada ESG da empresa, veiculada em seu site oficial. Por meio de programas como Empreendedoras da Beleza, que já criou mais de 200 mil oportunidades entre 2021 e 2023, o Grupo Boticário investe em capacitação e empoderamento feminino, impactando milhões de pessoas em todo o Brasil.

Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, destaca a importância de apoiar as empreendedoras para superar barreiras como dificuldade de acesso a crédito e a conciliação entre carreira e família. “Nosso maior propósito é criar oportunidades para que a beleza transforme vidas, reconhecendo a força e a resiliência dessas mulheres. Este movimento não é apenas uma homenagem, mas um convite para que elas continuem prosperando e inspirando.