A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, Head de Eventos Proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito, revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência. “Queremos capacitar os futuros profissionais de forma holística com conteúdos que ajudem a enfrentar os desafios visando cadeiras de liderança”, destaca Moschetta
Além das trilhas de conteúdo, o evento contará com uma feira de negócios com até 75 expositores, incluindo empresas, instituições educacionais e organizações estudantis, interessadas em se conectar com esses futuros líderes. Além de um formato de estande voltado ao desenvolvimento do empreendedorismo universitário.
Para as marcas parceiras, o Universummit representa uma oportunidade de se aproximarem de jovens promissores, gerando um vínculo mais intenso e duradouro com os futuros líderes do mercado. “Nosso objetivo é atrair os melhores talentos universitários, desta forma aumentamos muito as possibilidades de ali estarem os futuros líderes do Brasil e assim oferecemos aos patrocinadores a grande oportunidade de antecipar esta fidelização de forma mais duradoura e barata do que no futuro, além de uma valiosa fonte de talentos para oportunidades de carreira em suas empresas”, reforça Moschetta.
Entre as inovações, destaca-se a utilização de inteligência artificial. “Aplicamos IA para personalizar a experiência dos participantes e otimizar o processo de recrutamento e networking”, explica Moschetta. Na trilha de Inteligência Profissional, por exemplo, a IA ajudará a conectar estudantes e empresas que buscam novos talentos, facilitando um ‘match’ cultural e profissional. Nos aspectos de Inteligência Social, a tecnologia será utilizada para auxiliar estudantes a interagirem com outros participantes com interesses semelhantes, potencializando a experiência do evento.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos”, finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.