Entrevista

Wagner Zaratin, criador da exposição Mundo Pixar, aborda trajetória profissional e o futuro do live marketing 

No mercado de promoções e eventos há três décadas, também foi responsável por estratégias de grandes marcas, como Ambev e Nike

Wagner Zaratin. Foto: Portal In
Wagner Zaratin. Foto: Portal In

Wagner Zaratin integra o mercado de promoções e eventos há mais de 35 anos. Hoje em dia, sua agência SolutiON/Off é a responsável pela criação de desenvolvimento da Exposição Mundo Pixar. Contudo, durante sua trajetória, o profissional passou por grandes marcas, como Bombril, Sol, Skol, com o festival Skol Rock, e Nike. 

Na época, por volta dos anos 2000, os departamentos de promoções eram vistos como algo secundário, mas Zaratin foi ganhando espaço ao mostrar o impacto que os eventos e ações tinham no público. Em 2004 fundou a 360 BTL, que ganhou o prêmio de Agência do Ano em menos de quatro meses.

Anos seguintes, com o Brasil sendo sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, Wagner Zaratin criou a Finger 360, uma agência focada em eventos esportivos que funcionou até 2011. Após um tempo fora do Brasil e do mercado publicitário, o profissional voltou para as terras tupiniquins e fundou a SolutiON/Off.

“Por já ter tido experiência incríveis em projetos anteriores, como ExpoDisney, a Disney logo me procurou com a ideia de criar um projeto que trouxesse as famílias para fora de casa. Foi assim que nasceu o Mundo Pixar, um evento itinerante que começou em São Paulo e rapidamente se expandiu para outras cidades e países. Inicialmente, éramos apenas responsáveis pela execução, mas acabamos assumindo toda a operação, incluindo vendas de ingressos e gestão de fornecedores”, conta.

Exposição Mundo Pixar

O objetivo principal da exposição, o maior evento da Disney além dos parques, era de divulgar o Mundo Pixar pelo Brasil, trazendo um momento em que as famílias poderiam interagir offline. Agora, o projeto está na quinta edição e acabou de chegar em Curitiba e está simultaneamente em Barcelona e Santiago do Chile.

A exposição sempre se renova, incluindo novas salas e estruturas que vão de acordo com o lançamento, como Luca e Toy Story 5. Além disso, as interatividades são pensadas para respeitarem o tempo que cada visitante leva para aproveitar o momento imersivo sem interromper o fluxo ou alterarem valores de ingressos e custos de produção.

Para os próximos anos, a SolutiON/Off já está trabalhando na versão 2.0 da exposição que, de acordo com Wagner Zaratin, será o “Mundo Pixar mais novo do mundo”, colocando o Brasil à frente na união entre experiências de marca e entretenimento. As inspirações surgem das viagens pelo mundo, como no Japão, China, Singapura e Doha, que mostram como as tecnologias estão sendo aplicadas no dia a dia das populações.  

Tendências para o futuro

Desde o início de sua carreira, o mercado de live marketing mudou muito. “No início, tudo era feito “na raça”, com pouca tecnologia e muita criatividade. Hoje, há mais ferramentas e dados para planejar ações, mas também uma pressão maior por resultados imediatos“, aponta o CEO.

Pensando nessa evolução no setor de marketing e eventos, Wagner identificou dois cenários principais que vão ditar as tendências para o futuro. “Primeiro, há um crescimento impressionante de festivais. Nunca vi tantos sendo lançados, mas acredito que isso vai estabilizar. Somente os eventos mais relevantes sobreviverão, principalmente porque a recessão está pressionando os produtores”, aponta.

Com o dólar alto, trazer atrações internacionais está ficando inviável. “No entretenimento, os preços estão subindo, mas os patrocínios não acompanham. Isso pressiona os produtores a aumentar o preço dos ingressos, o que afeta o público“, acrescenta Zaratin.

Por outro lado, segundo Wagner, quando olhamos para as agências, será um trabalho estratégico. “As empresas recorrem a soluções criativas para manter as vendas ou ultrapassar os concorrentes, não será mais um trabalho de branding e sim de como eu consigo vender o meu produto“.

Outro ponto interessante é a tendência dos shoppings. “Eles estão se transformando em grandes hubs de entretenimento. Com o crescimento do e-commerce, os shoppings precisam criar experiências que atraiam o público. Isso é um campo enorme para quem trabalha com entretenimento e experiências”, explica.

Dicas para as próximas gerações

Se pudesse dar um conselho para as novas gerações que estão entrando no mercado de live marketing, Wagner Zaratin diria que o primeiro é ter uma estrutura financeira por conta do faturamento irregular da área. Além disso, se preparar para um crescimento que não comprometa a qualidade do trabalho.

Além disso, se tratando de agências, é fundamental se preparar para crescer sem comprometer a qualidade do trabalho. “É crucial saber dizer não. Muitas vezes, aceitar um projeto que sabemos que vai dar errado compromete a relação com o cliente e nossa reputação. Hoje, valorizo muito as relações em que podemos dialogar com transparência, onde o cliente confia na nossa expertise“.