Sustentabilidade

Heineken inaugura primeira microfloresta em Belo Horizonte

Plataforma “Green Your City”, criada pela Heineken em 2021, entregou o terceiro projeto de reflorestamento — o primeiro na capital mineira

Em sua terceira iniciativa no Brasil, a Heineken inaugurou nesta quarta-feira, 3 de dezembro de 2024, a primeira microfloresta em Belo Horizonte, dentro do projeto Green Your City.

Localizada em uma área de 1.000 metros quadrados, entre as avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram, a floresta conta com 1.105 mudas de 90 espécies nativas da Mata Atlântica, próxima ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto ambiciona, ainda, entregar outras 19 microflorestas e empreendimentos sustentáveis do tipo até 2030.

Imagem mostra plantio de microflorestas da Heineken em Belo Horizonte
Imagem: Heineken/Divulgação

Impacto ambiental e qualidade de vida são objetivos das microflorestas da Heineken

De acordo com a Heineken, as microflorestas do projeto Green Your City são projetadas para oferecer uma série de benefícios ambientais, como a redução regional de temperatura, filtragem de gases tóxicos e retenção de água da chuva, ou ainda a minimização da ação da poluição sonora e estímulo à biodiversidade.

De acordo com Gelson Leite, secretário interino de Meio Ambiente de Belo Horizonte, essas áreas são essenciais diante da crise climática. “Essas microflorestas ajudam na captura de CO2 e na redução de gases de efeito estufa, tornando as cidades mais habitáveis e equilibradas”, ele comentou.

Imagem mostra plantio de microflorestas da Heineken em Belo Horizonte
Imagem: Heineken/Divulgação

Green Your City quer 19 microflorestas até 2030

A microfloresta levantada pela Heineken na capital mineira é a terceira entregue pelo projeto, após duas outras ações no Rio de Janeiro (2022) e São Paulo (2023). A iniciativa faz parte do compromisso de plantar 19 microflorestas até 2030, ressignificando espaços urbanos e promovendo conexão entre sustentabilidade e vida noturna.

O Green Your City é uma iniciativa que a Heineken lançouem 2021, com objetivos bastante estudados e grandiosos para melhoria do meio ambiente. Segundo a empresa, a ideia é expandir zonas florestais, além de ampliar o uso de energia renovável em 50% dos pontos de venda da Heineken, circular pelo menos 80% embalagens renováveis no varejo e ampliar o consumo responsável.

Beatrice Jordão, diretora de comunicação da Heineken Brasil, enfatiza a relevância de iniciativas como esta: “nosso compromisso é deixar um legado sustentável e transformar a maneira como as pessoas enxergam o impacto ambiental, unindo reflexão e entretenimento.

Imagem mostra plantio de microflorestas da Heineken em Belo Horizonte
Imagem: Heineken/Divulgação