O time de futebol britânico Manchester City (o mesmo de uma certa tour por São Paulo) vai usar a inteligência artificial (IA) para desenhar a sua próxima camisa. Ou melhor, seus torcedores é que vão.
O time firmou uma parceria com a PUMA, para que esta disponibilizasse publicamente a sua ferramenta de criação digital, a fim de que torcedores do Manchester City usassem a IA da aplicação para enviar sugestões de design para a temporada 2026-2027 da equipe inglesa.
De acordo com o comunicado, o kit vencedor do concurso será o terceiro uniforme do Manchester City (nada de IA na criação dos outros dois, aparentemente).
Como funciona o PUMA AI Creator
A aplicação desenvolvida pela PUMA é relativamente simples de se entender: assim como ferramentas como Midjourney, DALL-E e outras similares, a chamada “PUMA AI Creator” registra descrições textuais, convertendo-as em imagem. O programa foi desenvolvido pela DeepObjects, a pedido da marca de vestuário esportivo.
No caso da parceria com o Manchester City, a PUMA AI Creator vai exibir uma caixa de texto por onde os torcedores poderão descrever suas ideias de design. Em seguida, eles terão que selecionar um estilo de complemento, como “Abstrato”, “Pinceladas Emotivas” ou — e esta é a mais psicodélica de todas — “Visões de um Sonho”.
Em seguida, quatro diferentes opções de design serão exibidas na tela, permitindo que o torcedor faça customizações mais refinadas nos modelos antes de escolher um.
Camiseta via IA do Manchester City pode ser feita de graça (mas não tão “de graça” assim…)
Um detalhe importante na ação que usa a IA para decidir a próxima camiseta do Manchester City é: usuários interessados em participar terão que fazer um cadastro gratuito antes de abrir a ferramenta da PUMA.
Cada novo cadastro recebe, então, 15 créditos para usar nas suas criações — cada crédito cria até quatro designs, mas somente três valerão para a promoção. A PUMA abre opções para atrelar diversas carteiras digitais à conta recém-criada, então é seguro dizer que a empresa planeja continuar com a ferramenta para ações futuras.
Ademais, o kit selecionado deve ser divulgado somente ano que vem — o Manchester City não divulgou uma data definitiva — e, uma vez produzido, ele será vendido comercialmente assim como qualquer outra camiseta (mas o criador do design abre mão de qualquer compensação quando aceita participar do concurso).