O Promoview revela os profissionais nomeados Personalidades do Ano de 2024, reconhecendo indivíduos que influenciaram decisivamente o setor de Brand Experience e Live Marketing. Estes líderes foram escolhidos por suas contribuições inovadoras e por acreditarem no potencial dessas estratégias para dinamizar e enriquecer as relações entre marcas e seus públicos.
Confira abaixo a relação completa de profissionais e algumas de suas perspectivas sobre o mercado e do potencial do marketing de experiência em suas estratégias.
Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood
Em 2024, Ana Gabriela Lopes, CMO, compôs o time do iFood, marca que contribuiu para setor de Brand Experience com ativações de live marketing, patrocínios e estratégias centradas no consumidor. A plataforma esteve presente em diferentes projetos, eventos e festivais com grandes ações, além de ser reconhecida pela Ecoglobal como a marca mais amada pelos brasileiros.
Estivemos presentes em momentos muito relevantes para os brasileiros com grandes projetos como BBB24 e Rock in Rio 2024. Estamos animados com 2025, um ano que promete ser tão marcante para o iFood quanto o anterior. Planejamos oferecer experiências ainda mais únicas e memoráveis dentro e fora do app, sempre cultivando conexões genuínas com nosso ecossistema
Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood.
Olhando para o mercado, a personalidade do ano enxerga o próximo ano como uma oportunidade de aprofundar a relação com os consumidores e impulsionar as iniciativas com estratégias cada vez mais criativas e tecnológicas, além de acreditar que o setor de experiência de marca continuará a ser moldado pela inovação.
André Kieling, Head de Brands & Insights da Bauducco
Neste ano, o foco da Bauducco e do time do André Kieling, Head de Brands & Insights, foi criar conexões autênticas e duradouras entre a marca e o público, por meio de colaborações e ativações simultâneas, tanto no ambiente online quanto no offline. Agora, a marca está com estratégias ainda mais grandiosas para o natal, como as parcerias com o OXXO e Carmed, além das colaborações exclusivas.
Para 2025, projeto que o mercado de Brand Experience continuará evoluindo e surpreendendo, com uma ênfase ainda maior na personalização e no uso de tecnologias emergentes. Na Bauducco, investiremos ainda mais na construção de experiências inovadoras, surpreendentes e relevantes que nos aproximem da vida e dos corações do nosso consumidor
André Kieling, Head de Brands & Insights da Bauducco.
O Head de Brands & Insights identifica um movimento crescente da integração de dados para oferecer experiências mais certeiras e alinhadas com os valores das marcas. Segundo ele, essa abordagem não apenas fortalece a conexão com o público, mas também aumenta a eficiência das estratégias de marketing.
Denise Coutinho, Diretora de Comunicação e Marketing da Natura Brasil
Como Diretora de Marketing, Denise Coutinho e a Natura Brasil fizeram de 2024 um ano para intensificar as experiências em diferentes regiões do pais. Ao todo, a marca esteve com ativações em mais de 30 cidades do Brasil, reforçando a estratégia regionalizada em momentos importantes para o público local, como carnaval e São João.
A Natura levou a centralidade das experiências para os próprios produtos, utilizando os itens como um veículo para contar as causas e mostrar mais sobre a marca, além de ter sido uma forma muito mais lúdica de gerar conexão com os consumidores.
O marketing de experiência gera uma conexão com os novos públicos e com aqueles que já gostam da sua marca, mas de um outro lugar complementar da comunicação. Para o ano que vem, a Natura vai falar muito sobre regeneração, esse momento em que a gente precisa regenerar o planeta e fazer diferente, mudar essa trajetória que estamos construindo
Denise Coutinho, Diretora de Comunicação e Marketing da Natura Brasil
Luciano Alves de Sá, Gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil
A Coca-Cola FEMSA Brasil, com a expertise do Luciano Alves de Sá, Gerente de Experience & Prestige Accounts, possui uma identidade muito forte, ainda mais em eventos e datas comemorativas. Dessa forma, ao promover experiências de live marketing, a marca de bebidas alinha essa força no mercado com os objetivos de beneficiar toda a sua cadeia de valor, ao mesmo tempo em que compartilha esse reconhecimento com os stakeholders envolvidos.
Nosso propósito de refrescar o mundo a qualquer hora e em qualquer lugar carrega consigo uma identidade marcante. Isso amplia nossa brand experience para os mais diversos momentos e espaços, até mesmo onde inicialmente essa frente não estava planejada. Assim, reforçamos o poder da experiência de marca e contribuímos para impulsionar o setor.
Luciano Alves de Sá, Gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil
Para Luciano, Personalidade do ano, o setor de Brand Experience deve crescer ainda mais em 2025, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e demandas por experiências imersivas e personalizadas.
Rodrigo Montesano, Head de Brand Experience e Patrocínios do Itaú
O Itaú completou 100 anos em 2024 e uma das celebrações foi investir ainda mais em iniciativas capazes de impactar os clientes. Rodrigo Montesano, Head de Brand Experience e Patrocínios, colaborou com a construção de momentos icônicos que marcaram a cultura brasileira, como o show gratuito da Madonna na Praia de Copa Cabana, o espetáculo da Fernanda Montenegro no Parque do Ibirapuera e o Rock in Rio 2024.
O Brand Experience foi uma das ferramentas mais poderosas no planejamento de todas as ações nesse ano histórico. Em todos esses eventos, transformamos cada uma das interações com a marca em uma experiência memorável. Depois de um ano tão marcante, as expectativas para 2025 são as melhores. Nosso foco será aprofundar ainda mais as conexões emocionais com nossos diversos públicos
Rodrigo Montesano, Head de Brand Experience e Patrocínios do Itaú.
Por fim, Rodrigo Montesano acredita que em 2025 o Brand Experience continuará evoluindo em direção a experiências ainda mais imersivas. Sendo também interativas e alinhadas com sustentabilidade e inclusão. Para o profissional, no próximo ano, o uso de tecnologias generativas que causam impacto nas questões culturais é uma das tendências mais animadoras.
Rafael Golfe, Brand Experience & Sponsorship Manager do Grupo Heineken
O Grupo Heineken apostou no crescimento sustentável e em posicionar a companhia como a cerveja mais conectada do mercado durante 2024 com suas ações de Brand Experience gerenciadas por Rafael Golfe. A marca esteve em diversos eventos e festivais com a estratégia global “EverGreen”, como Rock in Rio e AFROPUNK, fechando também parcerias em diversos segmentos.
Nosso objetivo é sempre surpreender o público com novas experiências e perspectivas únicas. Através de nossas ativações, buscamos sempre ações autênticas e que ainda promovam reflexões. Nossa missão é sermos pioneiros e inovadores, rompendo barreiras para proporcionar momentos inesquecíveis de celebração
Rafael Golfe, Brand Experience & Sponsorship Manager do Grupo Heineken
Gabriela Comazzetto, GM Global Business Solutions Latam do TikTok
O TikTok, com a Gabriela Comazzetto como GM Global Business Solutions Latam, intensificou a sua presença no mercado em 2024 por meio de parcerias estratégicas com eventos globais e ações de live marketing. Da mesma forma, a plataforma também estabeleceu novas parcerias com marcas para campanhas interativas e ações sociais, como o Governo do Pará.