Nova pesquisa da Wake Creators mostra como os reality shows continuam moldando tendências e influenciando o comportamento dos brasileiros. Na categoria de reality favorito do público, o Big Brother Brasil (BBB) lidera com ampla vantagem, escolhido por 61% dos participantes.
Em segundo lugar aparece o Masterchef Brasil (10%), seguido por Casamento às Cegas (8%). Outros realities, como De Férias com o Ex (4%) e Corrida das Blogueiras (3%), também se destacam, evidenciando a diversidade de formatos que atraem o público.
Marcas que se destacam nos realities
O estudo revelou que Americanas e Mercado Livre lideram como as marcas mais associadas a reality shows no Brasil, com 11% das menções cada uma, seguidas por iFood (10%) e Pantene (6%). McDonald’s, Stone e o próprio Big Brother Brasil aparecem com 5%, enquanto Avon é lembrada por 4% dos entrevistados.
“Esses resultados destacam o poder da exposição em programas de grande audiência e reforçam a importância de ações criativas e marcantes para conquistar a memória do público”, comenta Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações Wake Creators.
Os fatores que tornam uma patrocinadora memorável em reality shows, como o BBB, estão diretamente ligados à sua capacidade de engajar e criar experiências marcantes para os telespectadores. Segundo a pesquisa, ações promocionais e sorteios relacionados ao programa são os mais eficazes (46%), seguidos por provas dinâmicas e criativas (44%) e a repetição da presença da marca (43%). Além disso, momentos de descontração dos participantes (38%) e a interação com o público nas redes sociais (37%) também se destacam como estratégias valiosas.
BBB 25 já possui 21 marcas patrocinadoras
O BBB 25 já tem 14 marcas patrocinadoras, além de mais sete confirmadas, batendo mais um recorde comercial. Marcas como iFood, Ademicon e Stone renovaram os contratos, enquanto algumas que estiveram apenas em ações no BBB 24, como a Eletrolux e Kwai, agora serão patrocinadoras oficiais.
As cotas estão divididas em diversas categorias, como Big, Camarote, Brother e em pacotes menos, como para as provas do líder, almoço do anjo e outras dinâmicas. Empresas de segmentos específicos, como alimentação e beleza, também contam com opções exclusivas.
A lista de confirmadas também inclui a Mercado Livre, MRV, Downy, Rexona, Seara, Amstel, Betnacional, Mc Donalds, Sazón, CIF, Chevrolet, Dove, Delícia, Pantene, Nestlé e Claro. Marcas interessadas também podem investir no programa ao decorrer da competição.