Acordos jurídicos

Após reivindicação, Kia Brasil confirma presença no Salão do Automóvel 2025

O pedido de isonomia garantiu o mesmo valor de área-padrão e retirou a limitação do número de veículos expostos

A Kia Brasil anunciou hoje que participará do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, que acontecerá no Distrito Anhembi de 22 a 30 de novembro. A decisão veio após a organização atender pedidos de isonomia, garantindo o mesmo valor para a área-padrão de 500 m², sem distinção entre marcas com ou sem fábricas no Brasil, e sem limitar o número de veículos expostos.

“Desde 1992, a Kia marca presença no Salão do Automóvel por entender que o evento movimenta o setor automobilístico brasileiro de maneira relevante. Trata-se de um palco de alta visibilidade, em que o público procura por novas tecnologias e faz comparações entre todos os produtos, nacionais ou importados”, diz José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

“Entendo até que os produtos de empresas sem fábricas no País chamam parcela significativa do público visitante. Por isso, o tratamento entre fabricantes com ou sem fábricas no Brasil precisa ser isonômico”, argumenta.

Durante coletiva da Abeifa, realizada no dia 21 de janeiro, o presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini, afirmou que a marca só participaria da feira se os tamanhos dos estandes, valores de participação e número de carros expostos fossem os mesmos para as marcas de produção local e internacional.

Contudo, ainda na tarde do dia 21, a RX Global, organizadora do evento, ajustou as condições, levando a Kia a reconsiderar e confirmar sua participação.

Salão do automóvel 2025

O Salão do Automóvel está de volta em 2025, após um intervalo de sete anos. O evento acontecerá de 22 de novembro a 1º de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com novas regras para os expositores.

O retorno foi impulsionado por uma solicitação do Presidente Lula, que destacou a importância de manter uma vitrine para os veículos fabricados no Brasil. Desta vez, porém, a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) definiu que o formato do evento seguirá os padrões internacionais adotados por feiras como o CES Las Vegas e os Salões de Pequim, Paris e Munique.