Lojas-conceito são exemplos perfeitos de espaços criados para que as marcas proporcionem experiências inéditas aos consumidores. Seja por um layout que fuja do convencional ou por ações que nunca haviam sido atreladas àquele branding.
Muitas vezes, as lojas também são um ambiente de experimentação, com edições limitadas e produtos exclusivos. O foco é em testar formatos e diferentes maneiras de se conectar com o público e, acima de tudo, em ser memorável.
Dessa forma, a estratégia é ideal para trazer visibilidade, se destacar no mercado e fortalecer a conexão entre marcas e consumidores. Pensando nisso, o Promoview fez uma lista com 5 lojas-conceito que são exemplos de marketing, inovação e criatividade para se inspirar. Confira:
Barco O’Boticário
Boticário celebrou a conexão com os consumidores de Belém com a sua primeira loja-conceito em formato de barco. A ação, parte da campanha “Pará, a beleza flui aqui”, ficou na capital por três finais de semana, unindo entretenimento, regionalização e imersão.
No ambiente sob as águas, o público pôde aprender mais sobre perfumes e criar as suas versões das linhas Lily ou Malbec, além de adquirir produtos da marca em embalagens personalizadas por artistas locais.
Pop-up L’occitane
A L’Occitane au Brésil inaugurou a sua primeira pop-up store no Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil. O ambiente foi projetado para oferecer eventos e experiências imersivas aos visitantes, ao mesmo tempo em que destacava os produtos da marca, sendo mais que um local só de compras.
Loja conceito da Vans
Dentro dos exemplos, temos também a loja-conceito com espaço multicultural da Vans, na região do Largo da Batata, em São Paulo. No térreo está localizada a loja de 300 m² com produtos e linhas exclusivas, além de um espaço de ativações para os consumidores, exposições e amostras de artistas locais.
A loja também possui um palco para shows e eventos, que também serve de estúdio de gravação e é um hub de encontros, conversas e apresentações, dedicada a diversas atividades e interações entre a comunidade local, atletas de diversas modalidades, assim como entusiastas.
Melissa Frizzante
Unindo arte, design e sustentabilidade, a Melissa Frizzante foi pensada para conectar o público a um universo sensorial que explora os sentidos de forma inédita. Na instalação interativa puderam experimentar a marca e seus valores, engajando e provocando reflexões sobre a sustentabilidade e inovação.
Além das bebidas, o público também conheceu produtos especiais, desenvolvidas especialmente para essa experiência imersiva. A experiencia passou por Milão, Paris e pelas regiões sudeste e nordeste do Brasil.
Loja pop-up Adidas
Eleita como o melhor case do ano pela comunidade do Promoview, a pop-up da adidas ficou aberta ao público durante os dias 6 e 22 de setembro no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Além de uma seleção com os tênis clássicos da linha Originals e ativações, o espaço possuía uma área de customização para os clientes personalizarem os novos calçados com pins, cadarços e ponteiras.