Dates durante o dia

Tinder lança campanha para apoiar retorno do horário de verão no Brasil

Petição criada pelo aplicativo busca engajar usuários na defesa de mais horas de luz para encontros diurnos

O app de relacionamentos Tinder anunciou nesta terça-feira (28) uma nova campanha, para incentivar o retorno do horário de verão no Brasil. A iniciativa busca engajar seus usuários a assinarem uma petição em prol da volta da medida que foi extinta em 2019. O principal objetivo da campanha é destacar os benefícios de mais horas de luz para encontros e atividades ao ar livre, especialmente entre jovens da Geração Z.

De acordo com dados do Year in Swipe, relatório anual do Tinder, as atividades diurnas, como trilhas, piqueniques e passeios de bicicleta, estão entre as preferências de encontros dos usuários mais jovens. Com base nesse levantamento, a campanha aposta no retorno do horário de verão como uma oportunidade para aumentar as possibilidades de interação ao ar livre, aproveitando o maior período de luz natural nos dias mais longos do verão.

Imagem mostra um casal tendo um encontro romântico em um piquenique, ilustrando matéria no Promoview sobre a campanha do Tinder e o horário de verão
Imagem: Freepik/Reprodução

Em favor do horário de verão, nova campanha do Tinder começa dentro do próprio app

Segundo o Tinder, a campanha começa com uma nova função adicionada dentro do próprio aplicativo. Nele, um card especial convida os participantes a “dar match” com a ação. Ao interagir com o card, os usuários são direcionados a uma página onde podem assinar a petição que apoia o retorno do horário de verão no país.

Além do engajamento no aplicativo, a campanha conta com parcerias com influenciadores brasileiros, como Valentina Bandeira, Samanta Alves e Alvaro “Alvxaro” Neto, que promovem a iniciativa em suas redes sociais. A estratégia busca alcançar um público mais amplo e gerar debate sobre o tema.

Segundo o Tinder, a proposta da campanha vai além de apoiar um movimento social. Para José Diogo Costódio Rodrigues, diretor de marketing do Tinder para América Latina e Canadá, o retorno do horário de verão pode favorecer conexões e encontros em um ambiente mais descontraído e iluminado, alinhando-se ao espírito do aplicativo e às tendências observadas entre os usuários.

Imagem mostra um casal tendo um encontro romântico em um piquenique, ilustrando matéria no Promoview sobre a campanha do Tinder e o horário de verão
Imagem: Freepik/Reprodução

Desde que o horário de verão foi abolido no Brasil, o tema tem gerado debates recorrentes sobre sua eficácia. A medida, que adiava os relógios em uma hora durante os meses mais quentes, buscava economizar energia elétrica, mas foi interrompida após estudos apontarem que o impacto no consumo de energia havia se tornado irrelevante.

Em setembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a levantar discussões sobre o retorno da medida, entretanto, no mês seguinte, a equipe do governo federal decidiu por não reimplementar a ideia para este ano, afirmando que o Brasil está dentro da suficiência energética estipulada.