O Brasil é mundialmente conhecido pelo exuberante Carnaval do Rio de Janeiro, uma das maiores e mais vibrantes festas populares do planeta – se não for a maior! Esse espetáculo grandioso proporciona momentos inesquecíveis a milhões de pessoas, enchendo as ruas com uma explosão de cores, ritmos e alegria contagiante. Chegamos ao Carnaval cheios de energia, prontos para a festa e também, é claro, para fazer negócios!
Para quem tem a honra de participar desse pedaço de espetáculo no Camarote Nº1, a experiência vai muito além. Mais do que a vista privilegiada dos desfiles e o serviço de alta qualidade, esse espaço icônico transborda glamour e é o palco de vivências únicas e significativas. Aqui, cada momento se torna uma memória inesquecível, cada batida de samba um convite para celebrar a vida em sua forma mais pura e exuberante.
Nada disso é por acaso. Há uma história de mais de três décadas por trás da consolidação desse case de sucesso, em que evento e marcas se conectam profundamente com as emoções do público. Hoje parece natural a ideia de vincular uma experiência inesquecível a marcas, mas, há 25 anos, quando eu atuava na agência Banco de Eventos para o então Camarote Brahma, ainda não se vislumbrava esse horizonte. Lá atrás, eu percebi que as pessoas não gostavam de usar a camiseta simples e tradicional da festa e foi aí que tive um insight: era possível melhorar a experiência dos convidados e, ao mesmo tempo, inovar o modelo de negócio. Acima de tudo, queria que aquela experiência fosse melhor para todos.
Foi em busca dessa excelência que procurei gente que era excelente na entrega de moda e estilo e que, além disso, era número um no que fazia. Eu queria que aquela experiência fosse muito melhor, que as pessoas quisessem ter aquela camiseta depois, e a primeira coisa que fiz foi ir atrás de uma marca forte da moda para assinatura com uma grife de peso, que na época era a Rosa Chá, capitaneada por Amir Slama.
O projeto deu certo e aquele case se tornou modelo para a longevidade do sucesso do Camarote e de sua expansão para além da Sapucaí e do calendário da festa. Depois da Rosa Chá, nos unimos à Colcci, marca vibrante, jovem e ousada, que ainda hoje segue sendo uma das nossas grandes parceiras. Essas foram algumas das muitas parcerias que concretizamos ao longo dessa história.
Prestigiado por celebridades – Maradona, Madonna, Gisele Bündchen, Sabrina Sato, Jennifer Lopez, Pamela Anderson, Jude Law, Paris Hilton, Megan Fox, Ronaldo e muitas outras personalidades –, o Camarote Nº1 vem proporcionando, ano após ano, uma verdadeira love experience que é capaz de transcender o evento em si, e que se transformou em uma love brand.
No ano passado, lançamos uma plataforma de produtos da marca N°1, com itens que integram a experiência vivida no evento, desde a fase que o antecede até seu momento posterior, quando se consolidam as memórias. Por meio de parcerias com quem entende do negócio, criamos peças únicas com marcas que olham para cada criação como um produto cheio de estilo e com a qualidade de uma marca verdadeiramente número 1. Neste ano estão ao nosso lado a Domino’s, Bagaggio, Bro Fitwear, Nannacay e Onom. Marcas que admiro e que são as parceiras dessa trajetória de alcançar novos territórios com a expansão da experiência N°1.
Os produtos, desenvolvidos em colaboração com marcas selecionadas foram exclusivamente criados e pensados para o público Nº1 e sua jornada de experiência. Como escrevi no meu artigo de estreia aqui no Promoview, quando seu público vive uma love experience, ele quer carregar uma memória física e simbólica dos momentos especiais, uma memória que transcende a duração do evento em si e que, com isso, consolida a marca como love brand.
Agora falando sobre o Carnaval, com sua grandiosidade, foi dele o ponto de partida para a criação da marca Nº1 como uma love brand, amada pelo público e que chega a mais de três décadas de existência consolidada como uma das principais experiências do mercado de entretenimento, mas estamos olhando para além dos quatro dias de festa. Hoje a Nº1 já está não só em produtos como também em outros eventos, como o Tomorrowland Brasil e o Réveillon – e temos a expectativa de estar também no São João do Nordeste brasileiro, uma das festas mais tradicionais do calendário nacional.
Do ponto de vista das marcas parceiras dessa jornada, estar associado ao Camarote N°1 é uma oportunidade única de se conectar emocionalmente com os consumidores. Ao proporcionar experiências memoráveis e personalizadas, as marcas se tornam love brands e fortalecem seu relacionamento com o público: vão além do marketing tradicional, engajando diretamente os participantes e gerando um impacto positivo e duradouro.
Como escrevi no meu livro Um mais um é maior que dois, a soma da força de marca com o evento cria uma verdadeira love experience, na medida em que reforça os laços emocionais com o público e passa a integrar sua experiência de vida, reverberando nas gerações futuras. O passo seguinte é a conexão duradoura com a love brand. Esse é o momento de trabalhar estrategicamente no fortalecimento 360° do negócio.
Antes de finalizar, aproveito para lembrar quantas oportunidades incríveis o Carnaval deste ano põe na mesa. O Rio de Janeiro celebra 460 anos no dia 1º de março e, pela primeira vez na história, a Sapucaí terá um dia a mais de desfiles (2, 3 e 4 de março), prometendo ainda mais espaço para a exposição de marcas nessa vitrine.
Na mesma semana, o Brasil estará no centro das atenções internacionais, com a expectativa de que Fernanda Torres leve para casa o prêmio de Melhor Atriz pelo filme Ainda Estou Aqui, que também concorre ao merecido prêmio de Melhor Filme. Estamos na torcida! E, para coroar este momento único, no domingo do Desfile das Campeãs – o quarto dia em que estaremos na Sapucaí –, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, destacando a força e a importância das mulheres em todas as esferas.
Esse cenário é o combo perfeito para o incentivo a um ambiente único de negócios, reforçando o Carnaval como uma plataforma de grandes ativações e impacto econômico. Que possamos olhar para essas oportunidades como caminhos para nos levar aonde ainda não estamos e, é claro, tendo nas parcerias a força motriz que nos leva adiante.
Tati Oliva, fundadora da Cross Networking e sócia e membro do conselho da Holding Club, compartilha insights sobre estratégias de networking, parcerias inovadoras e tendências que impulsionam negócios no mercado de marketing promocional.