São Paulo - O The Town é um dos festivais musicais mais consolidados do Brasil. E assim como os artistas que se apresentam na ocasião, o evento também é palco de diversas ativações e experiências criadas pelas marcas patrocinadoras.
Dada a natureza do festival, todas essas ativações se propõem a fugir do “mais do mesmo”, apostando em experiências imersivas, que engajam o público presente, além de demonstrar o potencial do The Town como um palco de inovação de branding.
Conheça mais sobre o The Town e exemplos das ativações mais marcantes do festival.
O que é o The Town?
O The Town é um festival que celebra a música e a cultura em São Paulo, construindo a sua história com edições marcantes e crescimento constante.
Frequentado por um público variado, o festival conta com uma estrutura expandida que reflete a diversidade. Não à toa, essa estrutura, disposta como se o evento fosse uma “cidade” (fazendo jus ao nome “The Town”) também é palco para diversas ativações e experiências trazidas pelas marcas patrocinadoras.
Não à toa, a edição de 2025 do The Town já conta com diversas novidades e participações confirmadas, como iFood e Porto. Veja tudo o que já sabemos sobre ele.
A importância das marcas em festivais como o The Town
Eventos de grande porte são oportunidades valiosas para marcas, e o The Town não fica fora disso: como um dos principais eventos bianuais do calendário de São Paulo, a sua primeira edição, em 2023, gerou R$ 1,9 bilhão de impacto positivo na cidade, seja pelo faturamento direto, geração de empregos ou aquisição de materiais, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Muito disso, claro, vem das ações de branding das patrocinadoras: “os números estimados para o The Town já eram grandiosos e agora, com a confirmação da FGV, vemos que entregamos ainda mais”, disse na ocasião Roberto Medina, presidente da Rock World, dona do festival. “Movimentar a economia da cidade desta forma é fundamental. Mais dinheiro entrando significa mais aporte também em cada um dos setores. Isso contribui para a transformação de realidades. A cada edição vemos um aumento destes números e se já foi assim na primeira edição, imagina nas próximas”.
Ações de branding no The Town 2025
Ativações que fizeram história no festival
O sucesso do The Town em 2023 não foi obra do acaso: segundo diversos levantamentos, o The Town contou com mais de 30 marcas parceiras e cerca de 200 ações de experiências junto ao público. E dado o volume de participações de marcas naquele ano, algumas empresas se destacaram mais que outras:
A Chili Beans, por exemplo, oficializou o casamento de dois participantes do evento: Caio Lupetti e Nicole Fleury, à época celebrando três anos de namoro, tiveram uma cerimônia de união com 15 convidados, na estrutura da empresa.
Já a montadora alemã Volkswagen foi, possivelmente, uma das maiores apoiadoras do The Town em 2023, com aproximadamente 20 ações imersivas, incluindo a apresentação do T-Cross The Town (o carro oficial do evento), os veículos 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, a picape Amarok, o SUV Nivus e a clássica Kombi. Além disso, a empresa foi líder em ganho de engajamento generalizado, com:
- 150 posts publicadas com o nome da marca, entre perfis oficiais e influenciadores parceiros, com 140 milhões de visualizações, 2,5 milhões de interações e 2,3 mil menções
- 7 mil novos seguidores no Instagram obtidos somente nos dias do festival. No TikTok, foram 98 mil
- Parceria com diversos influenciadores, como Lore Improta, Ana Clara, Paulo André, Supla, Larissa Gloor, Fred Bruno, Marina Sena e Jão — todos, se apresentando no palco The One, o principal do evento
- 120 jornalistas recebidos no estande, com 110 reportagens publicadas na mídia e mais de 160 stories
A 3 Corações, conhecida marca de café, levou fãs a uma estrutura de rooftop com vista privilegiada do evento, onde os participantes tinham acesso a refil ilimitado do então novo sabor de café “3 Corações Gourmet Dark Roast”, entre outras ativações.
Finalmente, o iFood, patrocinador master do The Town 2023, ativou uma interação entre a cantora Pablo Vittar e um fã de longa data. Clevis de Oliveira segue a artista desde quando ela fazia parte da banda de apoio do programa “Amor e Sexo”, da Rede Globo, e ambos fizeram uma tatuagem na estrutura da empresa.
Esses são apenas alguns dos exemplos de possibilidades imersivas que um festival como o The Town pode trazer — e a tendência é que a edição de 2025, com os ingressos já à venda, supere isso.
O impacto dessas ações no público
Ativações bem-sucedidas elevam o engajamento e reforçam o posicionamento de marca. Dados de festivais demonstram que essas ações geram resultados positivos e ampliam a visibilidade das marcas.
Tendências em brand experience para o The Town 2025
Para 2025, o The Town já conta com o apoio da Eisenbahn (Grupo Heineken) como patrocinadora master. Embora nada foi divulgado sobre a(s) ativação(ões) da marca até agora, ela é bastante conhecida no meio dos festivais, tendo participado de ocasiões como João Rock e as turnês de Eric Clapton e Iron Maiden.
Fora isso, as atividades imersivas na própria organização do festival já foram confirmadas para 2025: a Porto confirmou que a sua montanha-russa é uma das possibilidades, enquanto outras atividades de outras empresas — como a Roda Gigante e o Megadrop — também são cogitadas.
Como planejar uma ação de sucesso no The Town
Toda ativação de sucesso em festivais de música depende de um bom planejamento, criatividade e execução precisa. Marcas devem investir em estratégias que permitam medir o ROI das ativações. Ferramentas modernas e análises detalhadas ajudam a otimizar cada etapa, garantindo resultados consistentes.
No caso do The Town, a ideia é que as experiências sejam imersivas e tragam alta possibilidade de engajamento: o case da Volkswagen, mais acima, é prova disso, então a tendência é que estandes e outras estruturas contem com espaços para fotos e momentos instagramáveis, e o uso da tecnologia imersiva também pode trazer ótimos resultados.
Mais além, todas as ativações provavelmente serão planejadas com o natureza em mente: uma das mensagens chave mais importantes do The Town é a sustentabilidade, e a organização do evento comumente prepara editais de apoio a projetos que minimizem o impacto ao meio ambiente.
Conclusão
Com uma estrutura expandida e participação volumosa de diversas marcas, o festival The Town se posiciona como uma plataforma de engajamento poderosa para as empresas.
O festival impulsiona experiências de branding que fortalecem a presença e o posicionamento das empresas, tornando-o um dos principais focos de atenção publicitária no calendário bianual brasileiro. Em 2025, o evento tem muitas promessas — e uma alta expectativa — a cumprir.
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