O governo de São Paulo novamente vai representar o Brasil no festival South by Southwest (SXSW 2025). Novamente levando a estrutura da SP House, iniciativa estatal de 1,2 mil m², a programação deste ano vai focar em tecnologia, cultura e impacto social.
De acordo com as divulgações mais recentes, 10 empresas foram convidadas a viajar para o festival junto do governo, mas outros representantes nacionais também trarão conteúdos voltados a temas como matemática quântica (Itaú) e cases de empoderamento feminino em favelas (Gerando Falcões). Além disso, 16 shows vão agitar o espaço, com curadoria musical da Billboard Brasil.
Gerando Falcões, ASMARA e a revolução social nas periferias
Um dos representantes do Brasil no SXSW 2025 será a ONG Gerando Falcões. Criada por Edu Lyra, a entidade vai apresentar o programa ASMARA, que transforma doações de roupas em renda para mulheres de favelas. Segundo a Gerando Falcões, em 2023, a iniciativa gerou R$ 3,5 milhões e impactou 4,4 mil mulheres.
Já para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: a Gerando Falcões espera alcançar 20 mil mulheres em 180 territórios, com expectativa de faturamento na casa dos R$ 12,7 milhões. Isso vindo da mesma organização que criou um curso para formar criadores de conteúdo da periferia.
“Queremos mostrar que a favela é potência, não carência”.
Edu Lyra, criador da Gerando Falcões
Painéis em destaque:
- 9/03 (11h): “ASMARA: tecnologia social das favelas” com Edu Lyra
- 10/03 (11h): “Hackeando a pobreza” com Kdu dos Anjos (empreendedor premiado) e Ashley Winning (especialista em mobilidade econômica)
Terceiro ano de patrocínio do Itaú Unibanco levará tecnologia quântica e ativações globais ao SXSW 2025
O banco Itaú ingressa no “quadro Brasil” do SXSW 2025 pela terceira vez consecutiva, patrocinando o evento e discutindo temas comuns ao setor nacional, mas em uma escala mais globalizada.
Na SP House, o Itaú pretende incentivar discussões sobre o possível impacto das novas tecnologias nos setores financeiros — além da preparação das marcas desta indústria para receber essas mudanças.
- 8/03 (15h35): Samuraí Brito, head de pesquisas em computação quântica, explica como o setor financeiro se prepara para a nova era da matemática
- 10/03 (14h30): Painel sobre descarbonização com MIT Media Lab, Toyota e Cubo Itaú
- 7/03 (16h): Rodrigo Montesano, head de experiência de marca do Itaú, debate estratégias para engajar audiências globais com executivos da L’Oréal e SXSW
Além disso, o Itaú ainda vai oferecer 115 palestras traduzidas no YouTube e credenciais com preços fixos para clientes.
Programa CreativeSP leva 10 startups do Brasil para buscar investimentos no SXSW 2025
Fugindo das grandes marcas e contemplando o universo das startups, o Governo de São Paulo novamente levará ao SXSW 2025 o programa CreativeSP, que selecionou 10 empresas do Brasil para promover networking e buscar investimentos para seus negócios.
Para este ano, o programa selecionou empresas como a Acelera-ai (tecnologia) e a Movieart (audiovisual) para rodadas de negócios no SXSW. Cada empresa recebe até US$ 3 mil de reembolso em despesas.
Além disso, o programa já confirmou metas de desenvolvimento de negócios que levarão as empresas participantes do CreativeSP para outros eventos globais: até o momento, já estão confirmados a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cannes (França).
Liderada por Lutti Colautto, a lampada.ag é uma das startups convidadas. Referência em eventos de grande porte e campanhas de live marketing, a empresa foi selecionada pelo governo estatal para representar o Brasil no SXSW 2025:
“O SXSW não é apenas um palco para tendências, mas sim um espaço para trocas, conexões e inovação aplicada“, comentou Colautto, que está em sua terceira visita ao festival em nome da agência da qual é CEO, antes de mencionar o núcleo Senses Travel, que a marca criou em 2024 com foco em experiências de viagens nacionais e internacionais customizadas para clientes.
“[A] nossa missão é absorver os insights mais relevantes, transformar conhecimento em estratégia e levar isso ao mercado brasileiro. Com o Senses Travel, queremos redefinir a forma como empresas criam experiências de incentivo e eventos corporativos, integrando elementos do destino à cultura e mensagem da marca ou negócio, sempre com propósito, tecnologia e emoção.”
Lutti Colautto, CEO da lampada.ag
Billboard Brasil levará música e incentivará debates sobre o futuro da indústria
A curadoria musical da SP House leva a assinatura da Billboard Brasil para o SXSW 2025. A publicação preparou uma set list com diversos convidados, como Thiago Pantaleão, Melly e duplas sertanejas como Bruno & Denner. Além disso, a DJ Tamy, residente do evento, comandará sets diários entre as 18h e 22h.
Além das propostas musicais, no entanto, a Billboard ganha destaque por outra atividade. A marca vai promover um podcast exclusivo, onde Carlos Scappini (Mynd) e Camila Zanna (CMO da Billboard) vão entrevistar artistas e executivos do setor fonográfico.
“O objetivo é gerar debates que movimentem a indústria” — Carlos Scappini, co-fundador e sócio da Mynd.
A programação completa do evento também já foi divulgada, então não deixe de conferir todo o material. Vale lembrar que o SXSW 2025 começa em 7 de março, perdurando uma semana, até o dia 15 do mesmo mês. O festival será realizado em Austin, no estado norte-americano do Texas.