Paula Sayão está há quatro anos na liderança do time de marketing e comunicação do Banco do Brasil. Sua jornada de 25 anos dentro da empresa inclui o fortalecimento da marca BB, coordenação de estratégias e projetos de transformação digital e inovação, experiências do cliente e a implementação do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte.
Antecedendo a data oficial do Dia das Mulheres, dia 8 de março, e dando sequencia aos conteúdos especiais, a CMO compartilha com o Promoview um pouco sobre a sua carreira no Banco do Brasil, ações de diversidade e inclusão, iniciativas fígitais e patrocínios ao esporte.
Você pode compartilhar um pouco da sua trajetória e como chegou ao cargo de CMO?
Paula Sayão: sou funcionária do Banco do Brasil há quase 25 anos. Sou formada em Economia, com MBA em Marketing e Comunicação. Trabalhei com cultura, liderando o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília e apoiando na implementação do CCBB em BH.
Em 2019, assumi como diretora na área de Negócios Digitais, coordenando a estratégia e os projetos de transformação digital e inovação, com foco na experiência digital do cliente BB. E há quatro anos, estou na liderança do time de marketing e comunicação do BB.
Minha posição é fruto de processos seletivos para a formação da alta liderança da empresa, algo que é uma marca da governança robusta no Banco. E falando em marca, tenho orgulho de trabalhar para fortalecer ainda mais a marca BB, que é uma das mais valiosas do mundo.
Como conciliar as expectativas do mercado com os desafios que as mulheres ainda enfrentam no ambiente corporativo?
Paula Sayão: os desafios são enormes, ainda há um longo caminho a percorrer, mas temos evoluído. Para nós, do Banco do Brasil, a diversidade é um tema prioritário. Está na nossa Estratégia. Assumimos o desafio de promover a diversidade e combater qualquer forma de discriminação no ambiente corporativo e nas interações com os públicos de relacionamento.
Se falarmos sobre uma questão que é comum ao mercado, os salários equivalentes, temos uma situação equilibrada no BB. O Banco possui um robusto Plano de Cargos e Salários, que é instituído independente do gênero do funcionário. Estamos na gestão da primeira mulher presidenta da história do BB. E podemos destacar outras conquistas recentes:
Os “12 Compromissos 2030 para um Mundo mais Sustentável”, anunciados pelo Banco do Brasil, estão alinhados com os ODS da ONU. Dois desses compromissos são particularmente relevantes: alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança e 30% de pretos, pardos, indígenas e outras etnias sub-representadas em cargos de liderança até 2025.
O Banco do Brasil entende a relevância das mulheres na sociedade e na economia de um modo geral, e procura se colocar ao lado dessa mulher em todas os momentos. Para as clientes, por exemplo, temos o “Mulheres no Topo”, programa de crédito especializado a mulheres empreendedoras, crédito para capital de Giro, em que a empresa tenha pelo menos uma dirigente mulher, dentre outras ações estratégicas. Queremos mostrar e ser um BB simples e relevante, cada vez mais humano e mais diverso.
Sua carreira no Banco do Brasil e nos comitês em que atua foi e continua sendo marcada por inovação e transformação digital. Existe um momento que considere o mais desafiador ou um case de sucesso que você se orgulha muito e gostaria de compartilhar?
Paula Sayão: São muitos momentos históricos e dos quais sinto orgulho. Posso citar um momento recente, em que um estudo divulgou que o BB é a marca favorita da geração Z. Nosso trabalho de longo prazo tem sido eficaz e, ano após ano, conquistamos uma imagem de marca mais jovem e dinâmica. Acreditamos que os atributos de nossa marca, que incluem ser próximo e relevante na vida das pessoas em todos os momentos, é o que nos torna único.
A marca Banco do Brasil é um dos ativos intangíveis mais valiosos da organização e se sustenta na confiança que é construída através de uma comunicação coerente e transparente com seus públicos.
A estratégia da marca é vivenciada em cada ponto de contato, garantindo que a experiência do cliente seja alinhada com a autenticidade da empresa. Isso significa que cada interação reforça a identidade da marca e contribui para a construção de um relacionamento duradouro e significativo com o cliente.
Esse relacionamento vem também de uma comunicação baseada em dados. Nós trazemos o científico e a pesquisa para a tomada de decisão. Isso significa que atuamos com métricas, abordagens customizadas, e o uso das melhores ferramentas numa visão de performance.
Poderia citar ainda o orgulho que é sermos considerados o banco mais sustentável do mundo, pela sexta vez. Fomentamos a sustentabilidade, a inovação, a cultura e o esporte. Atuamos em causas sociais e ambientais com compromissos públicos e metas concretas. Nossas vocações nos diferenciam, nesse ambiente cada vez mais concorrencial.
Eu diria que mostrar um BB cada vez mais relevante em todos os momentos da vida dos nossos clientes, com conexão com a sociedade e soluções cada vez mais sustentáveis é o que nos move.
Paula Sayão, Diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil
Como o BB trabalha para transformar cada ponto de contato com o cliente em uma experiência de marca positiva?
Paula Sayão: a nossa Estratégia Corporativa tem como pilares importantes a centralidade no cliente e a transformação digital. Exemplos desse compromisso se materializam no direcionador para impulsionar a entrega de valor através da experiência digital e da cultura da inovação e no direcionador para oferecer uma plataforma omnichannel personalizada ao contexto do cliente.
Somos um banco para tudo o que nossos mais de 80 milhões de clientes imaginarem e buscamos construir relacionamentos de longo prazo, com oferta de experiências hiperpersonalizadas.
Não é novidade que a sociedade atual pede por um atendimento resolutivo e ágil por meios tecnológicos. Porém, sabemos também que, muitas vezes, o atendimento humano é insubstituível, seja presencialmente, seja também por meio de canais digitais.
Acreditamos na estratégia figital, promovendo a integração entre o físico e o digital, trabalhando a convergência, com uma abordagem híbrida que une as melhores características dos dois mundos e possibilitando que o cliente possa ter a melhor experiência no canal e da forma que preferir.
Paula Sayão, Diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil
Cada interação com o cliente é adaptada às necessidades individuais, com uso da inteligência analítica e o feedback em tempo real como essenciais para alcançar esse objetivo. O uso de IA nessas soluções tem mostrado um avanço positivo nos indicadores de performance de campanhas, como maior assertividade de abordagem, melhoria na qualidade, alcance e aumento no percentual de conversões.
Em 2024, considerando a dimensão da nossa rede de atendimento e visando ressignificar o modelo de atendimento bancário, criamos o Ponto BB, um ambiente de experiência do cliente, que explora tecnologias de forma multissensorial.
O Ponto BB, mais do que uma agência bancária convencional, é um lugar para a geração de valor por meio de parcerias empresariais estratégicas e da comunidade local, que oferece suporte bancário para as suas demandas financeiras do dia a dia, com novas soluções digitais hiperpersonalizadas em um espaço físico. É um espaço para fazer negócios, aproveitar os benefícios de lojas parceiras, ficar por dentro das novidades do Banco e apreciar uma área acolhedora para um bom café e bate-papo tornando o cliente, mais do que nunca, o centro de tudo.
Como as estratégias digitais se alinham com as experiências de marca e patrocínios do Banco do Brasil?
Paula Sayão: a cultura fígital é um atributo cada vez mais presente no dia a dia do BB, que já tem uma atuação pioneira em tecnologia há décadas. Somos um banco que apoia a inovação, o esporte, a cultura, a sustentabilidade, o agronegócio e a agricultura familiar brasileiros, as pessoas físicas e jurídicas, apoiando na geração de emprego e renda. É uma atuação que une o social e o comercial e isso nos diferencia e fortalece.
Dando um exemplo: apoiamos o esporte desde a década de 90. Do grande case de sucesso que é o vôlei, passando pelo surfe, skate, até os games e eSports, por meio de apoio à W7M Sports, equipe de eSports que disputa competições nacionais e internacionais. Esses patrocínios passam por muito mais do que retorno financeiro. Falamos de apoio ao fomento das modalidades e o surgimento de novos ídolos. Falamos em dar voz aos atletas, prestigiar a torcida do país e inspirar os brasileiros, contribuindo com a democratização do esporte. Trata-se de uma conexão genuína com os brasileiros.