

De 9 a 13 de março, a IBM marca presença no SXSW 2025 com uma ativação que mostrou como a inteligência artificial (IA) pode transformar experiências esportivas. A proposta da experiência é simples: uma partida de ping pong, ou pebolim para quem preferir. Porém, há um detalhe: cada movimento é monitorado pela IA, que oferece insights da partida.
No IBM AI Sports Club, os participantes testaram suas habilidades em tênis de mesa e pebolim impulsionados por inteligência artificial. A sua tecnologia watsonx captura e analisa em tempo real dados como velocidade da bola, ponto de impacto e tipo de batida, fornecendo insights detalhados ao final de cada partida.
Alessandro Moreira, Gerente de Marca da Chroma Garden, compartilhou seus resultados em uma partida no espaço da IBM, no SXSW. Além da tecnologia, a experiência de design e conteúdo da ativação é engajante, mantendo o tom divertido.
Além da interatividade esportiva, a IBM proporcionou um ambiente de networking entre executivos, entusiastas e curiosos por inteligência artificial, promovendo happy hours diários no Hilton Austin Downtown.
Ativação da IBM também divertiu o público do Web Summit
A experiência já havia sido apresentada no Web Summit, em Lisboa, no ano passado, e faz parte de uma iniciativa itinerante da IBM que percorre diferentes países, reforçando o papel da IA na personalização e melhoria de experiências em eventos e no esporte.
“Um dos destaques do Web Summit foi a IBM, com uma mesa de ping-pong monitorada por inteligência artificial – que para mim, foi a ativação mais bem ‘amarrada’, lúdica e completa de todo o evento. Sensores nas raquetes capturavam dados como velocidade da bola, ponto de impacto e tipo de batida, que eram enviados para a plataforma Watson X e exibidas ao fim das partidas”, disse Cindy Feijó, CEO do Promoview.
Com essa ativação, a IBM não apenas demonstrou o potencial do watsonx no universo esportivo, mas também deixou claro como a IA pode aprimorar interações humanas e gerar novas oportunidades em diversas indústrias.
IBM está transformando a experiência de fãs no esporte
Um estudo internacional encomendado pela IBM e conduzido pela Morning Consult revelou mudanças significativas no consumo de conteúdo esportivo e no engajamento dos fãs, destacando novas oportunidades para integrações tecnológicas, incluindo a inteligência artificial (IA).
A pesquisa, que entrevistou mais de 18 mil fãs de esportes em 10 países, indicou que os fãs estão priorizando conteúdo digital mais personalizado e eficiente em termos de tempo. A maioria dos entrevistados reconheceu o impacto positivo que tecnologias como a IA podem ter nessas experiências. Notavelmente, 63% dos participantes apontaram a análise de dados como tendo o impacto mais positivo nos esportes, enquanto 50% acreditam que a IA terá um impacto positivo.
Além disso, os fãs mais jovens (18-29 anos) estão adotando mais rapidamente recursos aprimorados por IA, recorrendo cada vez mais a plataformas digitais para consumir conteúdo esportivo. Essa tendência destaca a importância de tecnologias como a plataforma de IA e dados watsonx da IBM, que visa atender às expectativas dos fãs, colocando nas mãos de seus parceiros as tecnologias mais avançadas.
Quer conhecer outras ativações de marca do SXSW? Confira nosso conteúdo sobre o espaço da Amazon Prime Video no festival e uma lista com as ativações de Itaú, Globo, SP House e mais!